Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se
Texto alternativo Banner Plano ESG 2030

Banner Plano ESG 2030

Saiba mais

Excelência Operacional

Uma das frentes de atuação de Inovação é a Excelência Operacional, no qual buscamos desenvolver novas e inteligentes soluções para os nossos processos, garantindo mais eficiência e menos recursos.

Nossos projetos em Excelência Operacional

    Redução de deslocamentos improcedentes

    O projeto de redução de deslocamentos improcedentes consiste no desenvolvimento de uma plataforma computacional que compila os chamados emergenciais recebidos pelas equipes de campo das nossas distribuidoras. Essa ferramenta de Inteligência artificial é capaz de avaliar o potencial de um chamado ser um deslocamento desnecessário (improcedente).

    A principal contribuição do projeto, além do custo diretamente evitado, é a possibilidade de a equipe priorizar rapidamente um cliente cujo problema é procedente. Assim, ganhamos eficiência no atendimento a quem realmente precisa e melhoramos a percepção dos clientes sobre o atendimento recebido.

    Outros benefícios da solução

    Melhoria dos indicadores regulatórios de qualidade e disponibilidade.

    Redução de multas, compensações e indenizações.

    Ganhos de eficiência na operação, permitindo que as equipes realizem mais atividades de melhoria na rede.

    Mais conhecimento sobre inteligência artificial nos centros de operação do segmento de distribuição de energia elétrica.

    Movers Digitais

    O Movers Digitais, projeto executado em parceria com o CPqD, é um aplicativo com assistente virtual para os clientes que precisam solicitar os serviços de ligação nova, troca de titularidade e reativação do padrão de energia.

    A assistente virtual possibilita um fluxo facilitado para inserção das informações necessárias durante o processo. O aplicativo conta com um recurso de visão computacional para pré-validação das imagens do padrão de energia/selfie-documento necessárias no chamado, além de reconhecimento de fala para mais acessibilidade.

    A principal contribuição do projeto, além do custo diretamente evitado, é a possibilidade de a equipe priorizar rapidamente um cliente cujo problema é procedente. Assim, ganhamos eficiência no atendimento a quem realmente precisa e melhoramos a percepção dos clientes sobre o atendimento recebido.

    Benefícios da solução

    Simplificação e mais acessibilidade ao serviço que, na maioria das vezes, são considerados de alta complexidade.

    Disponibilização de recursos tecnológicos que nunca foram explorados para essas aplicações.

    Facilidade nas análises antes dos despachos das ordens de serviço.

    Nova solução de atendimento eficaz, conveniente e de alta disponibilidade.

    Distribuidoras do futuro

    As transformações energéticas têm causado fricções nos modelos de negócio do setor elétrico e pressionado por mudanças regulatórias. Inovações têm reduzido os custos de instalação recursos energéticos distribuídos (RED, incluindo geração solar de pequena escala, armazenamento resposta da demanda e carros elétricos), além de tecnologias de medição avançada e comunicação bidirecional.

    Esse projeto de P&D tem como objetivo propor aprimoramentos na regulamentação que incentivem novos modelos de remuneração das distribuidoras adequados à inserção dos DERs e criação da DSPs.

    A originalidade deste projeto está em analisar os incentivos econômicos oriundos da interação regulatória e tarifária entre DER e uma empresa de distribuição com rede malhada, forte crescimento de mercado e perspectiva de implementação pioneira de DSP no Brasil.

    Gerar conhecimento técnico e científico.

    Colaborar com o incentivo de novas tecnologias no país.

    Inovação e a geração de novos produtos tarifários.

    Contribuir com o desenvolvimento de novos serviços para o segmento de distribuição.

    ATPV - Arch Thermal Performance Value

    A originalidade do projeto está baseada na qualificação teórica e prática das condições operacionais para cálculo e avaliação da Energia Incidente (EI), em inglês ATPV - Arch Thermal Performance Value, incluindo proposta de metodologia inovadora aplicada ao contexto nacional (padrões de rede, condições de intervenções, entre outros), com destaque para análise da dissipação térmica no espaço e tempo, e da influência de fatores climáticos no arco elétrico.

    Desenvolvimento de um software inovador personalizado considerando diversas particularidades do Brasil.

    Colaborar com o incentivo de novas tecnologias no país.

    Poste Autoaterrado

    O poste autoaterrado é uma tecnologia inédita, que garante maior confiabilidade e custo-benefício ao aterramento das redes de distribuição de energia.

    Benefícios da solução

    Economia

    Redução de custos com materiais como hastes e cabos e conexões, além de redução na mão de obra de instalação e despesas de manutenção.

    Agilidade na implementação

    A instalação de um poste autoaterrado é de 30 a 40% mais rápida que a instalação do poste com aterramento convencional.

    Maior durabilidade

    O sistema de aterramento não sofre com os efeitos da corrosão ou outras avarias dos materiais metálicos enterrados no solo, além de evitar furto de cabos expostos.

    Mais proteção e segurança

    Proteção mais eficaz dos seus ativos contra descargas atmosféricas e maior segurança de operação da rede.

    Redução das interrupções de fornecimento de energia

    Evita queimas de equipamentos, faltas de energia e melhora os índices de qualidade do serviço.

    Facilidade de implantação

    Tecnologia aplicável a qualquer padrão de rede de distribuição de energia e de fácil adaptação fabril para produção em larga escala.

    Microgrid

    Também conhecido como “Microrredes”, os microgrids se apresentam como uma alternativa para garantir o abastecimento de energia mesmo em condições adversas.

    Elas são pequenas redes de distribuição de energia que contam com uma ou mais fontes de geração locais e independentes da rede principal de distribuição. Com essa tecnologia, é possível gerir toda a produção de eletricidade com softwares sofisticados que ajudam a coordenar as fontes para evitar variações na tensão e quedas de energia.

    Normalmente, as microrredes operam conectadas ao sistema de distribuição da concessionária, mas, em casos de emergência ou de eventos programados, podem operar de forma isolada e independente.

    Eficiência no consumo e benefícios financeiros através da compra e venda otimizada de energia.

    Possibilita atendimento às regiões remotas, onde não há sistema elétrico.

    Alternativa complementar no planejamento da expansão de redes.

    Potencializa o uso de fontes limpas e renováveis de geração distribuída, com alta segurança energética, imune a falhas e com mais qualidade.

    DER Protection

    Este projeto propõe realizar estudos e desenvolver metodologias de análise de risco, metodologias de solução de compromisso e metodologias técnico-econômicas, visando solucionar os potenciais conflitos e considerando as perspectivas dos sistemas de distribuição, dos proprietários de geração distribuída (GD) e de órgãos reguladores. Estas metodologias serão de fácil aplicação prática, considerarão diferentes tecnologias de GD, esquemas de proteção anti-ilhamento passivos e ativos e diferentes níveis de penetração de GD em redes de distribuição de baixa, média e alta tensão.

    Maior suporte à estabilidade do sistema interligado (evitando problemas generalizados).

    Aumento da segurança pessoal e de equipamentos da distribuidora e dos consumidores, evitando despesas com indenizações diversas e/ou multas decorrentes da falha da atuação da proteção anti-ilhamento.

    Smart SE

    O principal benefício da solução proposta é o aumento da segurança para os equipamentos das subestações e para as equipes de campo, reduzindo a suscetibilidade a curtos-circuitos de alta corrente no barramento ou em sua proximidade. Como a solução é mais seletiva e possui menor tempo de atuação, há uma diminuição nas avarias de equipamentos devido a falhas na barra de 15 kV. 

    Além disso, a solução que adiciona uma nova funcionalidade de proteção, elimina a necessidade de investimentos em relés comerciais para proteção diferencial de barra, pois é implementada de forma virtualizada e centralizada, resultando em um novo conceito e padrão de proteção para sistemas elétricos. 

    Mais segurança para nossas equipes e equipamentos das subestações.

    Novo padrão de sistemas digitais de supervisão, proteção e controle para subestações