Diretrizes de Gestão da CPFL
De forma a afirmar seus compromissos com a satisfação dos nossos clientes, uso sustentável de recursos naturais, condições seguras de trabalho, proteção de dados e transparência nas nossas relações, a CPFL adota políticas que norteiam todas as nossas operações.
Conheça, abaixo, as nossas certificações de gestão e as respectivas políticas adotadas para a estruturação dos Sistemas de Gestão da CPFL:
Política de Qualidade
ISO 9001
As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:
a)    Buscar a satisfação dos nossos clientes, colaboradores e demais públicos de interesse.
b)    Promover a excelência, colaboração e inovação nos processos, elemento central do Nosso Jeito de Ser, fomentando a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços prestados.
c)    Estimular a geração de valor por meio da adoção de sistemas de gestão da qualidade, contribuindo para a sua visão, de ser a maior empresa de energia elétrica da América Latina por meio do fornecimento confiável e de serviços reconhecidos pelas partes interessadas.
d)    Propiciar uma cultura interna de tomada decisões que viabilizem as estratégias definidas para longo, médio e curto prazo, favorecendo soluções simples e ágeis.
e)    Estimular e apoiar o desenvolvimento das pessoas, valorizando e compartilhando o aprendizado e reconhecimento das conquistas.
O texto na íntegra da Política de Qualidade, pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) sob o número 150129
 
Política de Meio Ambiente
ISO 14001
As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:
a)    Assegurar a proteção do meio ambiente em suas operações, de modo a viabilizar a identificação, avaliação e redução dos impactos ambientais negativos das atividades, instalações, produtos e serviços providos pela companhia.
b)    Gerenciar apropriadamente os aspectos e impactos relacionados ao meio ambiente, em particular a prevenção da poluição, o consumo consciente de recursos e a resposta à emergência em situações de contingência ambiental.
c)    Respeitar a legislação ambiental e demais requisitos voluntariamente assumidos, direcionando os processos da companhia ao atendimento das condições estabelecidas pelos órgãos relacionados.
d)    Promover a melhoria contínua nos processos e práticas adotadas pela companhia, de modo a aumentar o desempenho ambiental de suas operações.
e)    Estabelecer sistemas de gestão que desenvolvam planos e programas estruturados para o alcance dos objetivos e metas ambientais da companhia.
f)    Promover cultura organizacional voltada ao respeito à natureza e à biodiversidade.
g)    Manter canais apropriados de comunicação com seus grupos de interesses, possibilitando a transparência das informações relativas aos resultados e as atuações ambientais.
O texto na íntegra da Política de Meio Ambiente pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), sob o número 150128
 
Política de Saúde e Segurança
ISO 45001
As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:
a)    Propiciar um ambiente seguro e saudável de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.
b)    Assegurar o cumprimento da legislação de saúde e segurança do trabalho e de outros requisitos relacionados, voluntariamente assumidos pela companhia.
c)    Eliminar, ou quando aplicável reduzir ao máximo, os riscos de saúde e segurança relacionados ao trabalho.
d)    Proporcionar um ambiente de participação e consulta dos colaboradores e seus representantes no planeamento, implementação e avaliação do desempenho da gestão de saúde e segurança no trabalho.
e)    Promover a melhoria contínua nos processos e práticas adotadas pela companhia, de modo a aumentar o desempenho da gestão de saúde e segurança do trabalho.
O texto na íntegra da Política de Saúde e Segurança do Trabalho pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), sob o número 150127
Política de Segurança da Informação
ISO 27001
Promover a proteção das informações de clientes, acionistas, funcionários e parceiros, satisfazendo suas respectivas necessidades, identificando e tratando riscos à tecnologia da informação e fornecendo instruções aos usuários, através da melhoria contínua dos nossos processos.
Principais Direcionadores:
•    Proteger as informações e dados da CPFL de ameaças externas;
•    Preservar a confidencialidade das senhas;
•    Evitar e-mails ou websites com conteúdo suspeito ou duvidosos;
•    Proibir pessoas não autorizadas de acessar física ou eletronicamente os recursos da CPFL;
•    Informar a liderança sobre qualquer suspeita de acesso indevido às instalações ou dados da CPFL.
O texto na íntegra da Política de Segurança Cibernética pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), sob o número 19368
Política Anticorrupção
ISO 37001
Estabelecer diretrizes de controle e combate à corrupção e ao suborno, em conformidade as diretrizes da Lei 12.846/13 e outras leis aplicáveis, visando o mais alto nível ético, de transparência e de independência nas relações e negócios.
Principais direcionadores:
•    Proibir e combater a corrupção e o suborno; 
•    Reafirmar e fortalecer o valor integridade, solidificando os compromissos institucionais assumidos pelo grupo CPFL em resposta a questões ambientais, econômicas e sociais;
•    Promover relações e negócios éticos, íntegros, transparentes e em conformidade com a legislação aplicável, bem como a melhoria contínua do Sistema de Gestão Anticorrupção e Antissuborno; 
•    Apurar toda denúncia e adotar medidas disciplinares cabíveis a respeito. 
O texto na íntegra da Política Anticorrupção, pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) sob o número 16027
Política de Inovação
ISO 56002
Atendendo sua visão de ser a maior empresa de energia elétrica da América do Sul, através do fornecimento confiável de serviços, o Grupo CPFL estabelece o propósito de ser a empresa mais inovadora do setor, por meio do desenvolvimento de protótipos e novas tecnologias para criação de produtos e/ou serviços que atendam, de forma direta e indireta, aos seus colaboradores e clientes.
Para atingir tal propósito, o Grupo CPFL direciona esforços para a melhoria contínua e a gestão da inovação, considerando seus objetivos e programas de inovação voltados para:
a)    Gerir portfólio de projetos e novas soluções PD&I, contribuindo para a melhoria do setor e da manutenção de suas operações;
b)    Gerir portfólio de projetos e novas soluções, oriundos de programas de geração de ideias, tais como INLAB e INOVA, contribuindo para melhorias do negócio;
c)    Gerir registros de propriedade intelectual, publicações e artigos científicos, assim como as lições apreendidas do portifólio dos projetos de PD&I e do programa de ideias;
d)    Promover e estimular a cultura de inovação, de modo a estabelecer um ambiente propício a geração de novas ideias.
O texto na íntegra pode ser acessado na plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), sob o número 150183