
UNESP Jaboticabal recebe projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista
Data:
Escrito por:
A CPFL Paulista, em parceria com a UNESP Jaboticabal, concluiu mais um Projeto de Eficiência Energética voltado à sustentabilidade e à modernização do uso da energia elétrica. Com um investimento total de R$ 388 mil, a iniciativa traz benefícios diretos para a universidade e a comunidade local, promovendo maior eficiência no consumo de energia, aumento da durabilidade dos equipamentos e melhor qualidade na iluminação dos ambientes.
No total, foram substituídos 344 pontos de iluminação convencional por tecnologia LED nas instalações da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no campus de Jaboticabal (SP). Além da modernização do sistema, a ação deve gerar uma economia anual estimada em 331 MWh — o equivalente ao consumo médio mensal de 140 residências.

Nova iluminação pública do campus da UNESP, em Jaboticabal , após projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista. (Divulgação: CPFL energia)
A iniciativa também contribui para a preservação ambiental, evitando a emissão de cerca de 18 toneladas de CO₂ por ano, o que corresponde ao plantio de aproximadamente 108 árvores. A substituição faz parte do conceito de retrofit, que visa melhorar o desempenho energético dos sistemas de iluminação, mantendo — ou até superando — os níveis de iluminamento exigidos pelas normas técnicas vigentes.
“Projetos como este reforçam o compromisso da CPFL com a inovação, o uso eficiente dos recursos e o apoio a instituições públicas de ensino. São ações que promovem benefícios reais tanto para a universidade quanto para o meio ambiente”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia. A ação foi concluída em julho de 2025 e beneficiará diretamente alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da UNESP Jaboticabal.