Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Segurança: PCH Cherobim realiza simulado em barragens no próximo sábado (08)

Data:
07/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

A CPFL Renováveis realiza no próximo sábado, 8 de junho, um exercício prático de simulado de emergência na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim, localizada no rio Iguaçu, entre os limites municipais de Porto Amazonas e da Lapa (PR), na região do Salto Caiacanga. O simulado é uma ação preventiva com objetivo orientar e capacitar a população sobre como agir em uma eventual situação de emergência, além de um treinamento importante para as equipes internas da CPFL, assim como para os órgãos de proteção locais. “Apesar de a planta geradora ainda não estar operando, a companhia já está se antecipando e cumprindo os ritos de segurança, sendo este um valor inegociável e prioridade máxima para o grupo CPFL Energia,”, afirmou Francisco Galvão, Diretor de Operações da companhia.
A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência (PAE), que segue a legislação de segurança de barragens do setor elétrico. O PAE estabelece as ações que devem ser executadas pelo empreendedor, em parceria com as Prefeituras e Defesas Civis locais, garantindo a segurança de todos em um momento de contingência.
Assim como o simulado, o Plano contempla diversas fases, já concluídas pela CPFL Renováveis, como cadastramento dos moradores próximos à área da Usina, instalação de sirenes de alerta, palestras com orientações sobre os procedimentos de segurança, visitas e esclarecimento de dúvidas da comunidade local e identificação da Zona de Autossalvamento (ZAS).

Entenda o Simulado

No sábado, um alerta sonoro será acionado na região de Porto Amazonas e Lapa. Ao ouvir as sirenes, a orientação é de que as pessoas parem o que estiverem fazendo e sigam com segurança pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo, conforme sinalização e orientação das equipes. Essa etapa é fundamental para avaliação das vias e da sinalização instalada.

Sobre a PCH Cherobim

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim é formada por um conjunto de estruturas civis e equipamentos eletromecânicos para a geração de energia elétrica limpa e renovável a partir de uma fonte hídrica, ou seja, ela utiliza a força da água para a geração de eletricidade, devolvendo ao rio toda a água utilizada nas mesmas condições encontradas no momento da adução.

Com previsão de entrar em operação no final de 2024, a usina localizada no rio Iguaçu conta com um reservatório de 1,47 km², capaz de gerar energia suficiente para abastecer aproximadamente 11 mil residências.