
RGE regulariza fornecimento para 121 clientes no bairro KM3 e imediações em Santa Maria
Data:
Escrito por:
A RGE finalizou as obras de regularização do fornecimento de energia elétrica para 121 clientes do bairro KM3 e imediações, em Santa Maria. Com investimento de R$ 278,3 mil, a distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), atuou em pontos de vulnerabilidade social do Município, onde os clientes recebiam energia em condições precárias ou mesmo por ligações irregulares.
A regularização consiste na instalação da entrada da energia na residência, com medidor, poste e cabeamento (ramal de ligação), dentro dos padrões técnicos e de segurança. Os equipamentos e a execução do serviço não têm nenhum custo para o consumidor. Tudo é pago pela RGE.
Segundo a analista do Programa de Eficiência Energética da RGE, Julia Carla Madalóz, essas ações oferecem maior qualidade e segurança aos clientes. “A regularização do fornecimento de energia elétrica tem um grande impacto na segurança da população e na qualidade da energia. Ligações irregulares oferecem risco constante de curto-circuito, podendo não apenas danificar a rede de distribuição, mas também trazer perigos a população”, destaca Madalóz.
Os novos clientes passam a ter, além de um fornecimento de energia elétrica confiável e de qualidade, inclusão social, uma vez que a fatura de energia é um dos comprovantes de residência mais respeitados. Os benefícios ainda se estendem para todos os consumidores de uma forma geral, uma vez que as ligações irregulares impactam no aumento do valor da conta dos clientes regulares e parte dessa energia desviada é retida na tarifa.
A RGE trabalha em sintonia com o poder público local na identificação de novos cadastros para a regularização, priorizando áreas e famílias com maior vulnerabilidade social.
Atuação ESG – No âmbito das ações ESG, para 2022 a RGE tem turmas de escola de eletricistas em andamento nas regiões metropolitana, central, serra e norte do Estado. Os cursos são gratuitos e as inscrições são para mulheres e homens residentes nas cidades atendidas pela empresa. A distribuidora também contribui para o desenvolvimento das comunidades, por meio de ações do Instituto CPFL, como o Projeto Carreta Literária e o RGE nas Escolas. Esses projetos apoiam iniciativas sociais que trabalham através da cultura e esporte no contraturno das escolas, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Palmeira das Missões, Vacaria, São Luiz Gonzaga, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira.
Na área socioambiental, investe em programas como o RGE nos Hospitais, que incentiva projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos, resultando em economia no consumo de energia dessas instituições, e ainda ajudando a salvar mais vidas. Para esse ano, estão previstas outras nove instituições em oito cidades (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Montenegro, Canela, Veranópolis e São Leopoldo).
Como a segurança é um valor inegociável em todas as empresas do grupo CPFL, a RGE mantém o programa “Guardião da Vida”, que busca levar para a população informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar trabalhos próximo à rede elétrica, como a realização de podas ou na construção civil, entre outras.