
RGE realiza programa Arborização + Segura em Esmeralda com o plantio de 100 árvores
Data:
Escrito por:
Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental
A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Esmeralda. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Esmeralda, ocorre o plantio de 100 mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. As ações ocorrem no Parque Municipal de Eventos. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.
No município de Esmeralda serão implementadas as espécies Cerejeira do Japão, Acácia Mimosa, Escova de garrafa, Ipê Branco e Ipê Roxo, de forma com que as espécies estejam em harmonia com a infraestrutura do local.
A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.
A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.
Em 2021 foi investido R$ 1,8 milhão nas ações do projeto entre os mais de 26 Municípios que fazem parte do Programa.
A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que "as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança a comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana."
Importante destacar que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
Premiações - O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role of the private sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018, tendo também conquistado o Prêmio EcoBrasil - Amcham Estadão (2018).
Segurança - Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança "Guardião da Vida". Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:
• Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétri-ca ou os galhos tocando nos fios.
• Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo ris-cos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
• Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendi-mento da distribuidora.
• Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comuni-car a situação e nunca realizar poda nessas condições.
• A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extre-ma necessidade, como em situações emergenciais de risco para a po-pulação e a rede elétrica.
• Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.
Atuação ESG – No âmbito das ações ESG, para 2022 a RGE tem duas turmas de escola de eletricistas para mulheres em andamento nas regiões metropolitana e serra. A distribuidora também contribui para o desenvolvimento das comunidades, por meio de ações do Instituto CPFL, como o Projeto Carreta Literária e o RGE nas Escolas. Esses projetos apoiam iniciativas sociais que trabalham através da cultura e esporte no contraturno das escolas, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Palmeira das missões, Vacaria, São Luiz Gonzaga, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira. Na área socioambiental, a empresa investe em programas como o RGE nos Hospitais, que incentiva projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos, resultando em economia no consumo de energia dessas instituições, e ainda ajudando a salvar mais vidas. Para esse ano, estão previstas outras nove instituições em oito cidades (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Montenegro, Canela, Veranópolis e São Leopoldo).
Como a segurança é um valor inegociável em todas as empresas do grupo CPFL, a RGE mantém o programa "Guardião da Vida", que busca levar para a população informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar trabalhos próximo à rede elétrica, como a realização de podas ou na construção civil, entre outras.