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RGE atualiza informações sobre o fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul

Data:
09/05/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

São Leopoldo, 9 de maio de 2024, às 17h - A sequência de chuvas desde 29 de abril causou danos severos também na rede de distribuição de energia da RGE. A empresa informa o impacto das enchentes nos seus 381 municípios da área de concessão, números atuais da falta de energia e as ações diárias realizadas pela empresa.


Principais destaques do dia: 
O Estado teve impacto em 336 municípios, dos quais 276 estão na área de concessão da RGE. No pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas; 68 cidades já foram religadas. Neste momento, 6 municípios da área de concessão estão totalmente desligados e 10 cidades estão parcialmente desligadas por solicitação das autoridades, por questão de segurança. 


  • Cidades desligadas e com redes sendo reconstruídas: Boqueirão do Leão, General Câmara, Gramado Xavier, Muçum, Relvado e Vespasiano Corrêa.

  • Cidades parcialmente desligadas por alagamento: Canoas, Cruzeiro do Sul, Imigrante, Nova Santa Rita, Roca Sales, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Cachoeirinha e Rio Pardo.

  • Foi religada a casa de bombas no centro de São Leopoldo, num trabalho em conjunto com o SEMAE, o que ajuda a baixar as águas na região central. As bombas estavam submersas e tiveram condição de acesso hoje.

  • Já foram substituídos mais de 200 transformadores e aprumados mais de 1.200 postes, nas áreas onde as águas já baixaram.

  • Neste momento, são 184 mil clientes interrompidos, 5,9% do total de clientes, sendo as regiões mais afetadas: Região Metropolitana, Vale do Taquari, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e Serra. No pico do evento foram 315,2 mil clientes interrompidos. 

  • Foram restabelecidas as cidades de Colinas e Imigrante (podendo haver situações pontuais de interrupção).

  • As distribuidoras CPFL Piratininga e CPFL Paulista, de São Paulo, enviaram mais de 100 colaboradores para reforçar as equipes de restabelecimento da energia.

  • A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa. 

  • Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. Estamos atuando em conjunto como poder público municipal, para que na medida em que os acessos forem restabelecidos, possamos recuperar as redes.

DESAFIOS
A RGE trabalha para normalizar o fornecimento no menor tempo possível. No entanto, há desafios importantes a serem superados. Os principais são bloqueios de estradas estaduais e federais (144 em toda a área de concessão), que impedem o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos, e áreas alagadas, onde não se sabe exatamente a dimensão dos danos e não há como religar a energia por segurança. 
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.


ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.


Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais digitais de atendimento:


SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.