
Pipas e rede elétrica: CPFL Piratininga promove campanha de conscientização em escolas de Santos
Data:
Escrito por:
Conscientizar as crianças sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica e orientá-las a brincar em segurança é o foco da ação realizada pela CPFL Piratininga a partir desse mês em escolas de Santos, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) que será renovada pelo décimo ano consecutivo. Em 2025, as atividades vão abranger 14 unidades da rede, envolvendo quase 8 mil estudantes do Ensino Fundamental. O programa será oficialmente aberto em um evento amanhã, quarta-feira, 9.
“O nosso objetivo é levar conhecimento e dicas de segurança com a rede elétrica para as crianças. De uma forma divertida, nos aproximamos do universo delas e garantimos que as mensagens de alerta sobre os perigos envolvendo a brincadeira sejam transmitidas”, afirma Josias Ricardo de Souza, Gerente de Operações de Campo da CPFL Piratininga na Baixada Santista.
Souza explica que as atividades são dirigidas por eletricistas da concessionária, que explicam de forma simplificada os conceitos de eletricidade utilizando uma maquete com 1,5 m de comprimento, eletrificada, simulando um trecho da rede de distribuição de energia. “O objetivo é demonstrar o funcionamento da rede e o que pode acontecer quando uma pipa fica enroscada nos fios, ou quando se tenta retirá-la”, conta o gerente.
A demonstração também é interativa: os técnicos convocam voluntários entre os estudantes para que removam as pipas presas aos cabos de energia. Tudo de forma monitorada. “Levamos os equipamentos de proteção que nossas equipes usam no dia a dia, luvas isolantes (grossas), óculos e capacetes, para que as crianças manuseiem a maquete com segurança. Para que tirem a pipa, observem que fecha o curto-circuito, que a rede é desligada. É importante que entendam o risco e saibam que nós, da CPFL, não somos super-heróis. Temos o treinamento, usamos ferramentas e materiais adequados e sabemos o que fazer, e, por isso, é importante sempre nos acionar”, explica o gerente.

Maquete eletrificada usada pelos eletricistas da CPFL Piratininga nas atividades educativas em escolas da Baixada Santista
As escolas contempladas com as atividades esse ano, complementa Souza, estão localizadas em áreas com maior número ocorrências envolvendo a interferência de pipas na rede elétrica, considerando, inclusive, acidentes. A seleção é feita pela própria Seduc, mediante o cruzamento de dados fornecidos pelos demais órgãos envolvidos no programa: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Samu.
Ao longo de 2024 as pipas causaram 897 perturbações no sistema elétrico nas cidades da Baixada Santista atendidas pela CPFL Piratininga.
Guardião da Vida
As palestras educativas nas escolas de Santos fazem parte das atividades do Guardião da VIDA, programa permanente da CPFL Energia que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. No caso das pipas, a principal orientação é para que a brincadeira seja feita em campos abertos, longe de fios e equipamentos da rede elétrica. E, em hipótese alguma, deve-se tentar resgatar pipas presas na fiação, com as mãos ou qualquer tipo de instrumento, pelo risco de choque elétrico, até mesmo fatal.
Entre as mensagens da campanha também está o alerta sobre o uso do cerol ou da chamada ‘linha chilena’. Os materiais conduzem energia e aumentam consideravelmente os riscos de choques, em contato com a rede de distribuição. Além disso, as linhas cortantes são capazes de romper os cabos, provocando interrupções e podendo agravar os acidentes. Importante destacar que o uso do cerol ou ‘linha chilena’ é crime no Estado de São Paulo, de acordo com a Lei Estadual nº 12.192, de 2006. Em Santos vigora ainda uma Lei Municipal sobre o tema, nº 1649, de 2017.
Caso a população se depare com fios partidos e caídos no chão, a recomendação é não se aproximar e entrar em contato com o serviço emergencial da CPFL Piratininga, pelo telefone 0800 010 2570 (ligação gratuita). Se houver vítimas, Corpo de Bombeiros, SAMU ou outro órgão de socorro médico deve ser acionado imediatamente. Para mais orientações e dicas de segurança, acesse: https://guardiaodavida.com.br/.
SERVIÇO
Abertura do projeto educativo “Uso consciente das pipas”
Data: 9 de abril de 2025
Horário: 9h
Local: Auditório da Seduc (Praça dos Andradas, 27, Centro Histórico, Santos).
(Observação: haverá demonstração da maquete da rede elétrica usada pela CPFL Piratininga nas atividades com os estudantes).