
A modernização chinesa é tema de abertura das palestras de setembro do Café Filosófico CPFL
Data:
Escrito por:

Evandro Menezes de Carvalho | Foto: Rodrigo Junqueira
Setembro será um mês especial para o Café Filosófico CPFL, que contará com dois módulos temáticos, ambos com curadoria do Instituto CPFL. O primeiro módulo, “A Nova China: futuro que nasce da tradição milenar”, discute a modernização chinesa como um projeto de Estado de longo prazo, enraizado em valores civilizacionais. Já o segundo módulo do mês, “Saúde mental e natureza”, trará reflexões sobre a crise climática, a ansiedade gerada pela incerteza e as cosmovisões ancestrais que conectam saúde e equilíbrio planetário.
“A modernização chinesa não pode ser compreendida apenas como um processo de desenvolvimento econômico ou urbanização acelerada. Trata-se de um projeto enraizado em princípios próprios de governança, planejamento e integração social”, afirma Evandro Menezes de Carvalho, professor e pesquisador, que abre o primeiro módulo, excepcionalmente, nesta quarta-feira (03), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Em sua palestra “A modernização chinesa com a governança ecocivilizacional”, Carvalho abordará como a China, em seu processo de modernização, tem buscado integrar zonas urbanas e rurais, preservar identidades locais ao mesmo tempo em que promove inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, valorizar a harmonia entre o ser humano e a natureza e, ainda, considerar um desenvolvimento nacional sem melancolia, presente no Sonho Chinês de uma “Bela China”.
No segundo encontro do módulo, no dia 11 de setembro, a jornalista Claudia Trevisan e a professora Yili Wang abordam “A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo”, refletindo sobre a história daquele país a partir das reformas aprovadas sob a liderança de Deng Xiaoping, em 1978, além de conectá-la com o passado milenar e a superação do período de desagregação interna e invasões estrangeiras conhecido como o Século de Humilhação.
Sobre o palestrante
Evandro Menezes de Carvalho é doutor em Direito Internacional pela USP e professor da FGV Direito Rio, onde coordena o Núcleo de Estudos Brasil-China. Também é professor associado da UFF e visitante sênior na Escola de Governo da Universidade de Pequim (2023-2024). Editor-chefe da revista China Hoje, recebeu em 2023 o Prêmio Amizade do Governo Central da China. Fundador da World Association on China Studies (WACS) e da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina), já foi pesquisador e professor visitante em renomadas universidades chinesas.
Saúde mental e natureza
Com o tema “Ansiedade climática”, a palestra de abertura do segundo módulo do mês, “Saúde mental e natureza”, será no dia 18 com o psicólogo Marco Aurélio Bilíbio, que tratará o tema mostrando que esse fenômeno cada vez mais presente, especialmente entre os jovens, expressa não apenas uma preocupação individual, mas também coletiva, diante das incertezas sobre o futuro do planeta.
O encerramento do módulo acontece no dia 25, com o escritor e ambientalista Kaká Werá, que tratará do tema “A cosmovisão do bem-estar”, destacando saberes e filosofias indígenas sobre saúde e natureza.
Confira a programação de setembro:
Módulo “A Nova China: futuro que nasce da tradição milenar”
03/09 - quarta-feira, 19h: A modernização chinesa com a governança eco civilizacional, com Evandro Menezes de Carvalho, professor
11/09 - quinta-feira, 19h – A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo, com Claudia Trevisan, jornalista, e Yili Wang, professora
Módulo “Saúde mental e natureza”
18/09 - quinta-feira, 19h – Ansiedade climática e a era da incerteza, com Marco Aurélio Bilíbio, psicólogo
25/09 - quinta-feira, 19h – A cosmovisão do bem-estar, com Kaká Werá, escritor e ambientalista
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.
Café para ouvir
Consolidado cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença tanto no ambiente digital quanto na televisão, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa. No episódio “O Anel de Giges: lições de ética dos gregos aos nossos dias – Parte 2”, disponível a partir desta segunda-feira (01), o cientista social Eduardo Giannetti e o filósofo Eduardo Wolf discutem o que cada um de nós faria com o anel de Giges, o que revelaríamos ou ocultaríamos dos outros, entre outras questões aplicadas à atualidade. No experimento, o anel concede invisibilidade e permite mostrar quem se é sem a punição da lei ou a condenação moral. Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 21h.
O episódio inédito do Café Expresso que vai ao ar nesta terça-feira (02), apresenta o documentário Lumina, que reúne fragmentos das ideias de dez pensadores de diferentes áreas do conhecimento, propondo um olhar sobre o papel da linguagem em suas análises.
Já no episódio inédito da versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL, que vai ao ar no domingo (07), o antropólogo Gabriel Guarino e o mestre em Tai Chi Chuan Gil Rodrigues apresentam essa arte milenar em seu rico contexto cultural de criação e circulação. O foco está na filosofia chinesa que sustenta sua compreensão do Tai Chi Chuan como arte marcial e nos princípios transmitidos de mestre a discípulo, da China ao Brasil e do Brasil à China.