
A inveja e seus impactos nas relações humanas é tema do Café Filosófico CPFL
Data:
Escrito por:

Mayla Di Martino | Foto: Felipe Machado
Março, 2025 – Inveja, indignação e gratidão serão os sentimentos explorados no segundo encontro do módulo especial Vocabulário das Emoções do Café Filosófico CPFL, na próxima quinta-feira (20/03), às 19h, na sede do Instituto CPFL, em Campinas. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o módulo, que conta com a curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker e se estende até o final de abril, tem como objetivo construir um pequeno vocabulário para entender como afetos e sentimentos influenciam nossas relações, comportamentos e forma de nos posicionarmos no mundo.
O bate-papo será conduzido pela psicanalista Mayla Di Martino e abordará como emoções, muitas vezes invisíveis, mas potentes, impactam nossa saúde mental e nossas interações sociais. Durante o encontro, Di Martino discutirá a inveja sob uma ótica psicanalítica, reconhecendo suas complexidades e seu papel na dinâmica das relações humanas. Ela propõe que a inveja, muitas vezes vista como uma emoção negativa, não apenas altera nossa percepção de nós mesmos e dos outros, mas também pode contribuir para um ciclo de ressentimento e insatisfação.
Ao longo do programa, será discutido como essa emoção cria um vazio que impede a experiência da gratidão genuína. A fala se estenderá para reflexões sobre o "vazio contemporâneo", questionando se a inveja é, de fato, uma das raízes dessa sensação de perda generalizada no contexto atual. A palestra também irá explorar como transformar esses sentimentos, redirecionando-os para uma recuperação do senso de satisfação, longe dos excessos e da busca incessante por modelos de identidade. "É um convite para olhar com mais profundidade para o que nos falta, como aprender a lidar com a ausência e redescobrir a gratidão no lugar da insatisfação", afirma Mayla Di Martino.
Mayla Di Martino é psicanalista e atua como professora no Instituto Deep, oferecendo cursos de formação em psicanálise e atendimentos clínicos presenciais nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
A programação de março deste módulo especial do Café Filosófico CPFL inclui, ainda, a palestra "Medo, angústia e solidariedade", com a artista, escritora e pesquisadora Tatiana Schunck. Outros sentimentos se juntarão ao Vocabulário das Emoções ao longo de abril. O psicanalista Christian Dunker falará sobre “Alegria, tristeza e luto”; “Amor, ódio e ignorância” serão tratados pelo psicanalista Jorge Sesarino; “Atenção, tédio e serenidade” serão abordados pela psicanalista Luciana Salum; e para concluir, o psicanalista Alexandre Patrício tratará de “Culpa, espanto e reparação”.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Confira a programação de março:
- 20/03, quinta-feira, 19h: Inveja, indignação e gratidão, com Mayla Di Martino, psicanalista
- 27/03, quinta-feira, 19h: “Medo, angústia e solidariedade”, com Tatiana Schunck, artista, pesquisadora e escritora
Confira a programação de abril:
- 03/04, quinta-feira, 19h: “Alegria, tristeza e luto”, com Christian Dunker, psicanalista
- 10/04, quinta-feira, 19h: Amor, ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista
- 17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista
- 24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patrício, psicanalista
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Na terça-feira (18), a partir das 23h, no Café Expresso, o antropólogo e escritor Michel Alcoforado e o sociólogo e escritor Rhuann Fernandes discutem os diversos modelos e práticas que vêm surgindo ou se naturalizando para casais explorarem suas sexualidades e manterem a relação de longa duração. Uso de brinquedos sexuais, abertura de relacionamento, prática de swing, consumo de conteúdos eróticos, voyeurismo, são algumas das práticas abordadas no bate papo desse episódio.
Já no domingo (23), no Café Filosófico CPFL, a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa investiga por que e para que nos casamos ainda. Quais necessidades e desejos podemos suprir numa parceria de vida? E quando essas realizações ficam impossíveis? Conveniência, amor, desejo, dependência… A palestrante mostra que o casamento passa por toda essa complexidade de vivências; mostra como as alianças podem nos encolher, mas podem também expandir nossa potência na vida.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Mayla Di Martino, psicanalista e professora
Quando: 20 de março, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br