Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Instituto CPFL celebra um ano de atuação social em João Câmara (RN) com cinema gratuito

Data:
19/05/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa



Criança no interior do furgão de CineSolar em sessão realizada em João Câmara em 2024 | Foto: Lucas Santos


Para celebrar um ano de atuação social em João Câmara (RN), o Instituto CPFL promove, na quarta-feira (21), às 18h30, uma sessão gratuita de cinema ao ar livre, com exibição de curtas ambientais e do filme “Moana 2”. A atividade, realizada pelo projeto itinerante CineSolar, faz parte da frente Circuito CPFL, que leva cultura e entretenimento para cidades nas quais o grupo CPFL Energia atua.  Em João Câmara, o Instituto CPFL apoia também projetos contínuos de música, esporte e incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na cidade e nas comunidades indígenas, por meio da frente CPFL Jovem Geração. No total, mais 1.700 estudantes foram beneficiados em 2024.

“O CineSolar foi a primeira ação apoiada pelo Instituto CPFL em João Câmara, em 2017. Estamos muito felizes de levar novamente a atividade à cidade no ano que celebramos a ampliação da nossa contribuição e vínculo com a comunidade”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL. “Acreditamos na força da cultura e da educação para transformar realidades. João Câmara é exemplo do nosso compromisso de gerar valor social para as comunidades onde o nosso grupo opera.”

A edição especial do CineSolar ocorrerá na Escola Municipal XVI de Junho, no distrito de Queimadas, onde está localizado o parque eólico do Grupo CPFL Energia. A entrada é livre, com distribuição de pipoca e acessibilidade garantida. 


Conheça mais sobre as atividades sociais

A ampliação da atuação do Instituto CPFL em João Câmara, iniciada em 2024, está alinhada ao plano ESG 2030 da CPFL Energia, que prevê a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável nas comunidades em que as empresas do grupo estão presentes. Desde 2023, a cidade potiguar concentra projetos e atividades realizado com a State Grid, principal acionista do grupo, que têm impactado positivamente a vida de centenas de famílias.

Um dos marcos foi a entrega, em fevereiro de 2023, de um grande dessalinizador, que beneficia hoje mais de 800 famílias com água potável. Histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela chegada da água limpa nas suas comunidades inspiraram uma série de livros infantis sobre o tema, lançado em 2024, com o apoio do Instituto CPFL.  

Além disso, programas de geração de renda, como o Projeto Quintais Mendonça, que apoia famílias indígenas na produção de mel no Rio Grande do Norte, e de formação profissional, em parceria com o Sebrae-RN, integram as ações do grupo.  Em 2024, em parceria com o SENAI, a CPFL concluiu a primeira turma do curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica exclusiva para comunidades indígenas. Os 19 alunos foram capacitados para atuar no setor elétrico, tendo a oportunidade de terem uma nova fonte de renda e construírem carreiras que jamais imaginavam trilhar.

Já entre as iniciativas com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes, lideradas pelo Instituto CPFL, o destaque são as atividades de música e esporte.

É o caso do Energia Sonora, um projeto de iniciação musical que ensina alunos da rede pública a tocarem instrumentos de sopro, percussão e cordas. Os participantes precisam estar matriculados na rede pública de ensino e as atividades são sempre realizadas no contraturno escolar. As regras também valem para o Fábrica de Atletas, que oferece aulas gratuitas de futebol para meninos e meninas, entre 6 e 17 anos.

Além disso, a Carreta Literária, biblioteca itinerante que percorre as diferentes cidades em que a CPFL Energia atua, é outra iniciativa apoiada pelo Instituto CPFL presente em João Câmara. No formato de "book truck", a Carreta conta com um acervo de 600 livros, abrangendo diversos títulos infanto-juvenis, e circula pelas escolas públicas do município, além das comunidades indígenas da região. 


O CineSolar

A 8ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de João Câmara, por meio das Secretarias da Cultura, Turismo e Juventude e da Educação, e é realizada pela Brazucah Produções e Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras tem cinema - e quando tem não são passeios tão acessíveis -, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CPFL 2025 já passou por 29 cidades do estado de São Paulo e segue agora por outras nove no Rio Grande do Norte e Ceará. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa. E além das sessões de cinemas, para o mês de maio serão promovidas seis oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

Nesta edição, a curadoria dos curtas-metragens é do FicaEco (Festival Internacional de Cinema Agroecológico), que tem como viés principal promover produções audiovisuais socioambientais, sobre a biodiversidade, os povos tradicionais e originários, as questões de gênero, a educação e movimentos sociais.


Programação

Distrito Queimadas - João Câmara (RN)
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Quarta-feira (21/05)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens ambientais do FicaEco 
                19h30 - 2ª sessão: “Moana 2” 
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça
Local: Escola Municipal XVI de Junho, Assentamento Brinco de Ouro, s/n - Distrito Queimadas.
Local em caso de chuva: Ginásio de Esportes, Distrito Queimadas


Sinopses

1ª Sessão
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)
‘Vem conhecer a China com o CineSolar’ - Direção: Cynthia Alario - Brasil - Documentário - Duração: 9min49seg - Livre
O CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, viajou até a China, com a Cynthia Alario, idealizadora do projeto, e o Paulo Perez, diretor de Arte. A viagem, em março de 2024, foi a convite do Instituto Confúcio da Unicamp, de Campinas (SP). Eles acompanharam uma missão acadêmica, que fez escala no Catar e seguiu para Pequim e Xangai. O documentário mostra os bastidores do passeio e as visitas em pontos turísticos de Pequim como a Academia de Ciências, o Museu de História, a Cidade Proibida (o maior palácio do mundo), o Museu Nacional, o Centro Olímpico, o Arquivo do Cinema, a Grande Muralha da China e a experiência no trem-bala, o trem mais rápido do mundo, até Xangai. Na maior cidade do país, eles visitaram a Torre Pérola Oriental, que tem uma vista panorâmica de 360 graus, e vivenciaram um incrível passeio noturno de barco pelo Rio Huangpu.

‘Partir’ - Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Mudo - Duração: 2min22seg
Animação de pintura à óleo sobre vidro sobre a contemporânea e contínua expulsão do campo para a cidade, devido aos transgênicos e agrotóxicos.

‘Maré Braba’ - Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Musical - Duração: 7min07seg
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos. 

‘Firmino Coió’ - Deivid Osborges e Jota Arantes - Brasil - Ficção - 2018 - Duração: 21min13 seg
Um buraco na botina de Firmino Coió é o motivo para o caipira sair de sua lida na roça e se envolver em situações inusitadas, que o deixa em maus lençóis com sua esposa, Ruzara.

‘Procura-se’ - Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 14min59seg - Ficção
O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.

2ª Sessão
‘Moana 2’ - Direção: David G. Derrick Jr. e Jason Hand - EUA/2024 - Animação - Livre - 1h40m
(Baixe o app MovieReading para assistir com os recursos de acessibilidade)
Após receber um chamado inesperado de seus ancestrais, Moana deve navegar para os mares distantes da Oceania e para as águas perigosas, e há muito perdidas, em uma aventura diferente de tudo que ela já enfrentou.