O Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, referência nacional em oncologia e transplantes de medula óssea, e sua Unidade Ana Maria França Ferraz, contam desde dezembro com geração própria de energia limpa e renovável. As entidades receberam investimentos de R$ 1,628 milhão da CPFL Paulista em usinas fotovoltaicas que vão reduzir custos operacionais, minimizar impactos ambientais e viabilizar o aprimoramento do atendimento à população. Os painéis instalados têm capacidade total de geração de 1 MWp, que serão consumidos integralmente pelas duas unidades de saúde e representarão uma economia total de 1.430,52 MWh por ano, equivalente ao consumo de 603 residências por mês. A iniciativa integra o programa CPFL nos Hospitais e foi contemplada no Projeto Prioritário de Eficiência Energética (PPEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Painéis fotovoltaicos instalados no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (Divulgação CPFL Energia)
Com a energia limpa gerada pelas usinas em ambas as unidades, estima-se que mais de 60,93 toneladas de gás carbônico deixem de ser lançadas na atmosfera, um benefício ambiental comparável ao plantio de 366 árvores.
Usina fotovoltaica na Unidade Ana Maria França Ferraz (Divulgação CPFL Energia)
“Iniciativas como essa contribuem para a ecoeficiência e para a descarbonização, o que é benéfico para o meio ambiente, pois o excesso de CO2 eleva a temperatura do planeta e leva a secas mais severas, chuvas mais intensas e a eventos climáticos extremos”, afirma Walter Barbosa Junior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Ao proporcionar a redução dos gastos com energia, o projeto libera recursos para que os hospitais invistam em melhorias no atendimento aos pacientes, observa o gerente. “O foco das nossas ações é sempre trazer mais qualidade de vida à população. Neste caso, ela vem por meio da redução de custos e práticas de eficiência energética”, comenta Walter.
O gerente ressalta que hospitais e unidades de saúde podem captar recursos para projetos de eficiência energética por meio das chamadas públicas abertas anualmente pela CPFL. Para mais informações a respeito, o contato é o e-mail [email protected].