Iniciativas do CPFL nos Hospitais evitaram emissão de 6 mil toneladas de CO₂ na atmosfera
Data:
Escrito por:
Mais de 6 mil toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas na atmosfera, entre novembro de 2019 e agosto de 2024, graças às iniciativas implementada pelo CPFL nos Hospitais, programa premiado pela ONU como exemplo de boa prática ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O volume de emissão evitado equivale ao plantio de mais de 37 mil árvores, segundo o Grupo CPFL Energia.
Desde o início da segunda fase do programa, em 2022, até agosto deste ano, foram beneficiadas 175 instituições públicas de saúde das cidades atendidas pelas distribuidoras do Grupo CPFL – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE -, com a instalação de usinas fotovoltaicas, substituição de lâmpadas por tecnologia LED, usinas de oxigênio e centrais de refrigeração eficientes, num investimento total que supera a marca dos R$ 124,4 milhões.
Além do impacto evitado ao meio ambiente, as ações também permitiram economia de energia total de mais de 19,2 GWh ao ano, se somada a eficiência obtida em todos os hospitais beneficiados. Esses ganhos são resultado direto dos projetos de geração solar, além da troca de equipamentos e peças dos sistemas elétricos por novas tecnologias. Mais de 12 mil lâmpadas antigas foram trocadas por LED, por exemplo, que possui melhor potência e maior durabilidade, com taxa de economia de 80%, quando comparada a uma lâmpada incandescente.
Para o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior, os ganhos conquistados com os projetos e tecnologias inovadoras, consolidam o papel da CPFL como agente de mudança na busca por soluções sustentáveis. “Os resultados proporcionados pelas ações do CPFL nos Hospitais às instituições atendidas são evidentes e estamos confiantes de que os números alcançados até este mês vão aumentar a cada ano, gerando mais impactos positivos para o meio ambiente, para a saúde financeira dos hospitais e para a comunidade como um todo”, afirmou.
Fazem parte da lista dos hospitais atendidos instituições como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, a Santa Casa de Vinhedo, Hospital de Amor, em Barretos, a Santa Casa de Sorocaba, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, entre outras. Desde que foi iniciado, o programa já beneficiou mais de 300 cidades, num total de 498 hospitais e unidades de saúde que tiveram seus sistemas elétricos modernizados.
Reconhecimento da ONU
Desde sua criação, o programa "CPFL e RGE nos Hospitais" tem direcionado investimentos que ultrapassam R$ 279 milhões em diversas ações voltadas para hospitais públicos nas cidades atendidas pelas empresas do Grupo CPFL. A iniciativa, inclusive, já recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como um exemplo de boa prática relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mérito é resultado da integração dos indicadores ambientais, sociais e econômicos gerados pelo programa, evidenciando o compromisso contínuo com o bem-estar das comunidades atendidas e o progresso sustentável.