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Fornecimento de energia elétrica está praticamente normalizado na área de concessão da RGE

Data:
06/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

São Leopoldo, 6 de junho de 2024 - Após a catástrofe climática que atuou no Estado, no dia 29 de abril e seguiu impactando durante o mês de maio, a RGE, distribuidora de energia elétrica que atende 381 municípios no Rio Grande do Sul, informa que o sistema elétrico encontra-se agora em condições normais de operação, restando casos pontuais. Nessas situações a interrupção do fornecimento se dá em razão da dificuldade de acesso das equipes de reconstrução de redes. Esses clientes estão distribuídos na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. 
No auge do evento, 315,2 mil clientes foram afetados. Segundo a Defesa Civil do Estado, 476 municípios foram impactados pelas enchentes, dos quais 378 estão na área de concessão da RGE. Em seu pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas.
A empresa já substituiu 899 transformadores e trocou ou aprumou 6.477 postes nas áreas impactadas. Além disso, segue com uma unidade móvel disponível para atendimento itinerante nesta sexta-feira, 07, em São Sebastião do Caí. O atendimento estará disponível em frente à Prefeitura, das 9h às 15h.
A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores, incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa. Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. A empresa segue atuando em conjunto com o poder público municipal para recuperar as redes à medida que os acessos forem restabelecidos.


DESAFIOS
A RGE está trabalhando para normalizar o fornecimento para os casos pontuais onde os acessos ainda estão bastante prejudicados, dificultando o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos.
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.


ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.


Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.