
ETEC de São José do Rio Preto ganha novo sistema de iluminação e usina solar
Data:
Escrito por:
A ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, tradicional escola técnica estadual de São José do Rio Preto, acaba de passar por um processo de modernização em seu sistema elétrico, com a instalação de uma usina solar de geração de energia e substituição de parte da iluminação do prédio por lâmpadas e refletores de LED.
O projeto integra o programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, distribuidora de energia que atende a cidade. Ao todo, a companhia investiu mais de R$ 920 mil na implementação de ações que devem gerar uma economia de energia de 210,7 MWh para a escola. A quantidade seria equivalente ao consumo mensal de 89 residências. Em valores, isso representa uma redução de R$ 102.330,56 por ano, na conta da instituição.
“A entrega desse projeto reforça o compromisso da CPFL em apoiar instituições e entidades que prestam serviços fundamentais para a população, como os centros educacionais. A instalação do novo sistema vai diminuir significativamente os gastos da ETEC com energia elétrica, abrindo espaço para que possam investir em outras necessidades, beneficiando os estudantes”, destaca o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior.
A renovação do sistema de iluminação da ETEC envolveu a substituição de 1607 lâmpadas e refletores de tecnologias antigas por equipamentos LED. “As novas luminárias são até 80% mais econômicas e menos nocivas ao meio ambiente, uma vez que geram menos resíduos”, reforça Walter.
O novo projeto também trará benefícios para o meio ambiente, já que com o uso da planta solar e do novo sistema de iluminação deixarão de ser emitidas na atmosfera 10,26 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 62 árvores.