Escola em São Vicente recebe R$ 70 mil da CPFL Piratininga para ações de eficiência energética
Data:
Escrito por:
A Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues, em São Vicente, foi modernizada com um investimento de R$ 70 mil em eficiência energética realizado pela CPFL Piratininga, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do programa CPFL nas Escolas. Com as mudanças, a escola agora gera sua própria energia limpa, utilizando uma usina fotovoltaica, e conta com iluminação LED mais eficiente e durável, proporcionando mais conforto aos alunos e funcionários.
As melhorias têm impacto direto na administração escolar, reduzindo custos com energia elétrica e permitindo que os recursos economizados sejam reinvestidos em outras iniciativas para a própria escola. Estima-se uma economia anual de 15,1 MWh, equivalente ao consumo mensal de 76 residências. O projeto também beneficia o meio ambiente, ao evitar a emissão de cerca de 0,58 toneladas de CO₂ por ano.
Com o investimento, a escola gera sua própria energia limpa, utilizando usina fotovoltaica e iluminação LED Crédito: Divulgação CPFL
Eficiência e conscientização no ambiente escolar
O CPFL nas Escolas promove eficiência energética e sustentabilidade por meio de ações como a instalação de sistemas fotovoltaicos e a troca de lâmpadas convencionais por LED, que são até 80% mais eficientes e têm vida útil de cerca de 25 mil horas, ou aproximadamente 8 anos de uso contínuo. O programa também realiza atividades educativas para conscientizar alunos e funcionários sobre o uso responsável da energia elétrica, alinhando-se às diretrizes da ANEEL e aos compromissos do Grupo CPFL com o desenvolvimento social e ambiental das comunidades onde atua.
“Essas mudanças vão além da economia financeira. Elas criam condições para que os recursos economizados possam ser reinvestidos em melhorias na rede pública de ensino, beneficiando ainda mais a comunidade escolar”, destaca Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia. “Além disso, as lâmpadas utilizadas no projeto emitem menos calor, o que torna os ambientes mais confortáveis para estudar.”
As mudanças vão proporcionar mais conforto aos alunos e funcionários, além da economia financeira . Crédito: Divulgação CPFL
A Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues atende alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, nas modalidades presencial e a distância, nos períodos diurno e noturno. Com infraestrutura diferenciada, que inclui laboratório de informática, lousas digitais, internet banda larga e quadra esportiva coberta, as novas melhorias reforçam o papel da escola como um espaço preparado para atender às demandas educacionais do futuro, promovendo aprendizado em um ambiente mais sustentável e eficiente.