Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Equipes da RGE acompanham ação contra fraudes e furtos de energia em Caxias do Sul

Data:
01/09/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Equipes da RGE acompanharam uma ação da secretaria de Segurança de Caxias do Sul nesta segunda-feira, 22, no combate a fraudes e furtos de energia elétrica.


A ação ocorreu no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, onde equipes da RGE, em parceria com a Guarda Municipal, Bombeiros, Brigada Militar, Secretaria de Habitação, Secretaria do Meio Ambiente e Delegacia Ambiental de Caxias do Sul, executaram vistorias em comércios locais. O bairro já havia sido alvo de ações do poder público do Município, com o objetivo de orientar os proprietários de estabelecimentos a se cadastrem com documentação para comércio e regularizarem a situação de recebimento de energia no local.


No total, foram identificados seis estabelecimentos com ligação de energia diretamente da rede da RGE. Em um deles, além do furto de energia, foram apreendidos cerca de 20kgs de materiais oriundos de furtos, como cabos da rede elétrica e hidrômetros. Os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de polícia, e o proprietário do local foi preso por furto de energia e receptação qualificada. 


As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região. Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico. 


Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. 


As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.


Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.


Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.