Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Soluções debate Democratização da Energia no Enase 2024

Data:
19/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

O combate às mudanças climáticas e seus impactos no Brasil e no mundo figuram como uma das principais tendências que moldam o setor elétrico atualmente. Neste contexto, a CPFL Soluções, braço de comercialização do Grupo CPFL, leva sua contribuição ao tema em sua participação no Enase 2024, um dos principais eventos do setor elétrico brasileiro, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 19 e 20 de junho.


Com um papel de destaque no Arena Enase - espaço reservado para debater discussões do setor de forma mais participativa e com assuntos mais segmentados, o tema "Democratização da Energia - Tecnologias para Energia Limpa", está programado para 19 de junho, às 14h30.


Lucas Zajd, diretor de regulação e inteligência de mercado da CPFL Soluções, participará de um desses debates, compartilhando informações sobre o papel das energias renováveis na democratização da energia. "Estamos empenhados em transformar o setor, tornando a energia mais acessível, limpa e sustentável. Nosso objetivo é gerar valor com soluções renováveis e inteligentes, contribuindo para a transição e a redução da pegada de carbono do Brasil", afirma.


Para companhia, a democratização e novas tecnologias para energia limpa devem considerar medidas que visam equilibrar a abertura do mercado livre e a inovação tecnológica. A adoção, por exemplo, de smart grids, implementação de tarifas binômias para consumidores de baixa tensão, e a segregação das atividades de distribuição e comercialização são essenciais para essa transição.


A CPFL tem um compromisso firme com a transição energética, conforme delineado no seu Plano ESG 2030. “Nosso compromisso é que, até 2030, 100% da energia da energia gerada pelo grupo será proveniente de fontes renováveis”, antecipa Zajd.


Compromisso com a democratização


Assim como a CPFL Soluções, todas as empresas do grupo reforçam o compromisso com a democratização da energia por meio de suas ações. Uma iniciativa que merece destaque é o projeto de dessalinização executado pela CPFL Renováveis. Trata-se de um sistema inteligente de abastecimento de água, alimentado por energia fotovoltaica, que fornece 80 mil litros de água dessalinizada por dia para três comunidades indígenas em João Câmara/RN. Esse projeto não só promove o uso de energia limpa, mas também tem um impacto social significativo, melhorando a qualidade de vida de cerca de três mil pessoas.


Outro exemplo desse compromisso é a meta ambiciosa de ter 100% da frota da CPFL Piratininga composta por veículos elétricos até o final de 2024, reforçando a transição para um transporte mais sustentável.


O "Second Life", parceria entre a CPFL Energia, o CPQD e a montadora BYD, que visa dar uma segunda vida às baterias usadas de veículos elétricos, também materializa como a inovação tecnológica pode contribuir para a sustentabilidade e a economia circular, reduzindo o desperdício e promovendo o uso eficiente de recursos.


CPFL Soluções na Arena Enase


Painel: Democratização da Energia - Tecnologias para Energia Limpa
Data: 19 de junho
Horário: 14h30
Mais informações: www.enase.com.br