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CPFL Piratininga regulariza mais de 9.500 instalações na Baixada Santista

Data:
21/02/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Em ações de combate a fraudes e furtos, a CPFL Piratininga recuperou cerca de 11.900 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente em 2023 na Baixada Santista, com o uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais em operações especiais. O resultado ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade. Além de ilegal, fraudar instalações ou furtar energia representam sérios riscos à segurança das pessoas, podendo causar instabilidade no fornecimento e pode ter reflexo da tarifa dos demais clientes.





Operação da CPFL Piratininga contra fraudes e furtos de energia   


Na Baixada Santista, equipes da distribuidora realizaram inspeções em residências, comércios e indústrias e regularizaram 9.559 instalações no ano passado. A cidade da região com mais instalações regularizadas foi São Vicente, com 2.415 unidades. Já em Praia Grande, outra importante cidade da região, foram 2.138 regularizações.


Além desses municípios, também passaram por inspeções e operações especiais da CPFL Piratininga: Santos, o distrito de Vicente de Carvalho no Guarujá e Cubatão. Veja os números:





Segundo Rafael Lazzaretti, diretor Comercial da CPFL Energia, a quantidade expressiva de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial no processo. “O uso da tecnologia possibilita o acompanhamento do consumo e a detecção remota de irregularidades, contribuindo para a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”, explica.


“Outra tecnologia que empregamos no combate às fraudes é a blindagem das medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios. Os medidores com essa tecnologia são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2023 blindamos cerca de 37.000 estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta Lazzaretti.


Em toda a área de concessão da CPFL Piratininga, as ações resultaram, no total, em 38.500 MWh recuperados e 15.441 instalações identificadas como fraudadoras, que foram autuadas e regularizadas em 2023.


Operações Especiais


As operações conduzidas pela CPFL Piratininga, em conjunto com autoridades policiais, flagraram irregularidades em clientes de médio e grande porte em cidades importantes da região como São Vicente e Santos.


Em novembro de 2023, uma pessoa foi presa em flagrante durante uma operação em uma oficina mecânica em São Vicente, onde foi encontrada uma ligação direta clandestina de energia no estabelecimento. Também em São Vicente, equipes da CPFL detectaram, em janeiro deste ano, irregularidades nas instalações elétricas de um imóvel comercial no Jardim Rio Branco. As ligações foram regularizadas, e as investigações estão sendo conduzidas pelas autoridades policiais.


No início deste mês, uma operação identificou furto de energia em outro imóvel comercial, no bairro de Vila Mathias, em Santos. Os cálculos referentes à quantidade de energia desviada e os valores correspondentes serão repassados aos responsáveis pelas fraudes.


Denuncie


A CPFL Piratininga reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia, pois ligações clandestinas sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções. Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.


Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.


Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir de forma sigilosa para o combate ao furto de energia, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude. Essa ação contribui para que a tarifa seja mais justa para todos os clientes.