
CPFL Piratininga promove ação de doação de sangue, em Santos
Data:
Escrito por:
No Dia Mundial de Doadores de Sangue, mais de 60 colaboradores, parceiros e familiares da CPFL Piratininga reforçam a necessidade da ação e abastecem o banco de sangue do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro
Em maio e junho, o Grupo Permanente de doadores de sangue vai levar mais de 200 pessoas para realizar a doação
Em 14 de junho – Dia Mundial dos Doadores de Sangue – a CPFL Piratininga realiza a 7ª ação com seus colaboradores e leva mais de 60 colaboradores, parceiros e familiares para abastecer o banco de sangue do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.
Durante os meses de maio e junho, o grupo se divide para realizar doações em dias diferentes. Ao todo, mais de 200 pessoas deverão participar da ação que vai abastecer o hospital e ajudar mais de 800 pessoas.
O Grupo Permanente de Doadores de Sangue da CPFL Piratininga foi criado em Junho de 2020 para promover ações com os seus colaboradores, parceiros e familiares, além de incentivar a população a realizar esse simples e importante ato que salva vidas, o de doar sangue.
“É gratificante saber que ajudamos a salvar vidas. O nosso grupo realiza diversas ações durante o ano, mas 14 de junho é uma data especial. Vale lembrar que há diminuição do estoque de sangue no período mais frio do ano, então reforçamos ainda mais a importância de todo mundo fazer a sua parte”, comenta Josias Ricardo de Souza, gerente de operações de campo da CPFL Piratininga.
Em expansão, o grupo da CPFL Piratininga – composto inicialmente por eletricistas – passou a contar, também, com bases operacionais, equipe das agências de atendimento, parceiros e familiares. Em janeiro de 2022, o grupo concluiu as doações com participação de todas as equipes, totalizando 145 doadores.

(crédito: divulgação CPFL Piratininga)
Para ser um doador a pessoa deve:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
- Ter peso mínimo de 50 kg;
- Estar descansado;
- Estar bem alimentado;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- É necessário apresentar um documento de identidade original.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses e três doações ao ano.
O Hemonúcleo de Santos fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão. Atende de segunda a sábado, das 8h às 12h30, exceto feriados.
Dia Mundial do Doador de Sangue
A data foi criada e escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, e homenageia o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, nascido em 14 de junho de 1868, que descobriu o fator Rh, além de outras diferenças entre os tipos sanguíneos.
O Dia Mundial do Doador de Sangue também presta homenagens aos doadores de sangue e tem o papel de conscientizar os não-doadores.