A CPFL Piratininga já está com sua operação de verão preparada para atender à alta demanda de energia elétrica esperada na Baixada Santista durante as festas de fim de ano e férias, com foco especial nos municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Vicente de Carvalho (Guarujá).
Com presença em 679 mil unidades consumidoras (UCs) na região — sendo 233.560 em Praia Grande, 142.117 em São Vicente, 231.227 em Santos, 41.419 em Cubatão e 30.666 em Guarujá —, a distribuidora antecipa um cenário de aumento expressivo de turistas, que pode ultrapassar 4 milhões de pessoas ao longo da temporada. Esse aumento populacional, somado às altas temperaturas e temporais típicos do verão, eleva o consumo de energia e exige uma operação especial para garantir o fornecimento com segurança e agilidade.
O diretor-presidente da CPFL Piratininga e da CPFL Santa Cruz, Osvanil Pereira; Kayo Amado, prefeito de São Vicente; e Ricardo Alexandre Pessanha Santos, gerente de operações de campo 2 da CPFL Piratininga e da CPFL Santa Cruz (Foto: Divulgação/CPFL Piratininga)
Para dar suporte a esse cenário, a CPFL Piratininga já investiu mais de R$ 273,1 milhões (entre 2023 e setembro de 2025) em obras de expansão, manutenção e modernização da infraestrutura elétrica da Baixada. Entre as principais ações estão:
Além dessas iniciativas, a companhia prevê investir R$ 111,4 milhões na região em 2026, dando continuidade ao processo de modernização e ampliação do sistema elétrico, com foco em reforçar a confiabilidade e a resiliência da rede durante períodos de alta demanda.
Com base em projeções de elevação de carga de até 20% em relação a um dia típico de dezembro — impulsionada pela presença de turistas e pelas festividades —, a distribuidora ativará um plano de contingência e reforço operacional que inclui:
“Sabemos que a Baixada Santista vive uma temporada de verão intensa, com milhares de pessoas a mais na região, possibilidade de eventos climáticos e demanda elétrica elevada. Nosso compromisso é garantir que a rede esteja preparada, as equipes prontas e o tempo de resposta seja o menor possível em caso de interrupções, sempre buscando a segurança de nossos clientes e colaboradores”, afirma Osvanil Pereira, diretor-presidente da CPFL Piratininga.
Além das iniciativas do "Plano Verão", a companhia prevê investir R$ 111,4 milhões na região em 2026al (Foto: Divulgação/CPFL Piratininga)
A CPFL Piratininga reforça o alerta a clientes e visitantes sobre a importância do uso consciente da energia e da segurança nas instalações elétricas — especialmente em quiosques, tendas e estruturas provisórias. A empresa orienta evitar o uso simultâneo de grandes cargas e lembra que eventuais ocorrências devem ser informadas pelos canais oficiais de atendimento: site cpfl.com.br, app CPFL Energia ou 0800 010 2570.