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CPFL Paulista regularizou mais de 1.300 ligações clandestinas na região de Bauru e Marília de janeiro a agosto de 2022

Data:
21/09/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Todos os anos, a CPFL Paulista tem a missão de trabalhar no combate às fraudes e furtos de energia, os chamados “gatos". Por uma questão de segurança da população, além de instabilidade no fornecimento de energia e perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município, a empresa investe fortemente para melhorar os índices de energia fraudada em suas cidades de atuação.


Apenas em 2022, de janeiro a agosto, a CPFL Paulista identificou e regularizou 1.390 ligações clandestinas em 64 cidades na região de Bauru e Marília. O número foi 14% menor que o mesmo período de 2021, quando a empresa encontrou 1.625 fraudes, graças aos investimentos da empresa para que os casos não se tornassem reincidentes.


Para Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL, "o resultado é fruto de uma estratégia de longo prazo e faz parte do trabalho contínuo da empresa, com investimentos em novas tecnologias, treinamento de equipes e processo de monitoramento e análise.”



Para os projetos de blindagem, medição e regularização de clientes clandestinos, a CPFL Paulista prevê um investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária. 


Entre as ações da companhia para minimizar os impactos do furto de energia, está a instalação de caixas blindadas que permitem apenas o acesso de técnicos da CPFL e possuem medidores inteligentes, com o consumo lido de maneira digital, à distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização. 


Além das caixas blindadas, a empresa investe fortemente em inteligência artificial e sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, o que resulta em maior assertividade do trabalho da distribuidora em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.


“Estamos felizes por ver que a estratégia está surtindo resultados, mas não nos contentamos com os mais de 1.300 mil casos encontrados na região de Bauru e Marília só neste ano”, reforça Rios. 


Na região de Bauru, entre as cidades com mais fraudes encontradas nos oito primeiros meses do ano, Jaú lidera o ranking com 365 ocorrências, seguido por Bauru (314) e Botucatu (90).





Entre as cidades da região de Marília, o município lidera o ranking com 189 ocorrências, seguido por Ibitinga (62) e Vera Cruz (10).





"Gato'' deixa a conta mais cara. A CPFL Paulista reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. 


As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e parte deste valor compõe a tarifa de energia. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.





Equipes da CPFL realizam inspeções periódicas para combater a prática do furto de energia (Foto: Divulgação/CPFL) 


Denuncie. Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]​.


Dados da CPFL Paulista. Em todas as cidades atendidas pela CPFL Paulista (234 municípios), a empresa identificou 15.785 fraudes em 2022, 19,9% menos que no mesmo período de 2021, quando foram 19.717 casos.


A CPFL Energia foi reconhecida pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, edição 2020/2021, que destaca as empresas que adotam, de forma voluntária, medidas de integridade voltadas para a prevenção, detecção e resolução de atos de corrupção e fraude.