
CPFL Paulista investe em nova subestação e duplica a capacidade de fornecimento de energia elétrico para Olímpia
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Olímpia, uma das principais estâncias turísticas do interior paulista, recebe um importante reforço em sua infraestrutura elétrica. A CPFL Paulista está investindo R$ 70 milhões na construção de uma nova subestação no município, e na ampliação de outra já em operação – a SE Olímpia 1 - com o objetivo de atender ao crescimento de mercado da região, incluindo projetos residenciais, comerciais e, principalmente, para os empreendimentos turísticos.
Quando concluídas, com previsão para dezembro de 2025, essas obras elevarão a capacidade total de energia distribuída, duplicando a capacidade atual. Isso significa que juntas, as subestações poderão atender a demanda de mais de 29 mil unidades consumidoras em Olímpia e cidades vizinhas como Severínia e Embaúba.

Segunda subestação de energia em Olímpia, que deve ficar pronta em dezembro de 2025, reforçará o sistema elétrico da cidade.
Além de ampliar a capacidade do município, a nova estrutura permitirá uma redistribuição mais eficiente das cargas, reduzindo a distâncias e garantindo uma segunda fonte de alimentação de energia aos clientes. Isso tornará o restabelecimento do serviço mais ágil em caso de ocorrências e aumentará a confiabilidade do fornecimento de energia, especialmente nos períodos de alta demanda, como nos meses de verão, na alta temporada turística ou durante tempestades severas.
“A nova subestação reforça a rede elétrica de Olímpia para atender, principalmente, quem vive e trabalha na cidade — moradores, comércios, indústrias e serviços essenciais. O turismo, que atrai mais de 3 milhões de visitantes por ano, amplia ainda mais essa demanda. Estamos entregando uma estrutura preparada para o futuro de Olímpia, com mais segurança, robustez e capacidade para sustentar o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma Roberto Sartori diretor-presidente da CPFL Paulista.
Investimentos e resultados
Obras como a de Olímpia fazem parte do plano de investimentos contínuos da CPFL Paulista para fortalecer o sistema elétrico em toda a sua área de concessão. Nos próximos cinco anos, a companhia prevê aplicar R$ 10,2 bilhões em expansão, modernização e manutenção da rede, além de aprimorar o atendimento aos seus mais de 5 milhões de clientes.
A CPFL Paulista investiu mais de R$ 479 milhões em 2024 para modernizar e expandir o sistema elétrico em Ribeirão, Franca, Olímpia e outras 58 cidades da região. A iniciativa tem o objetivo fortalecer a infraestrutura da rede, garantindo mais segurança, qualidade no fornecimento de energia e suporte ao crescimento de setores como indústria, comércio, agronegócio e serviços.
Desligamentos programados
Para executar as obras em Olímpia, como ocorre em outras ações de manutenção e modernização da rede elétrica, a distribuidora realiza desligamentos programados. As interrupções temporárias são necessárias para garantir a segurança nas intervenções, além de preservar a integridade do sistema, mantendo a qualidade do fornecimento de energia.
“Os desligamentos programados são essenciais, pois garantem a total segurança na execução das melhorias, das nossas equipes e da população, apesar de poderem ocasionar alguns incômodos devido a interrupção da energia temporariamente. Por isso, entendemos como primordial a divulgação desse serviço, para que os nossos clientes saibam o motivo desses possíveis desligamentos e, sobretudo, que são para garantir ainda mais a confiabilidade da energia que chega até suas casas, comércios e indústrias”, alerta Evandro Souza Freire, gerente de Operações de Campo da CPFL Paulista.
Os desligamentos ocorrem de forma planejada e são informados com antecedência aos clientes por carta ou email. Para garantir o recebimento do aviso, a distribuidora recomenda que os clientes mantenham seus dados sempre atualizados e realizem o cadastro no site www.cpfl.com.br/desligamento-programado, onde também é possível consultar se sua residência será impactada. Seja pelo site, ou app CPFL Energia, basta pesquisar pelo código da unidade consumidora (código do cliente na conta) ou pela localização.