Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Paulista inicia Programa Arborização + Segura em Rio Preto

Data:
01/09/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa

A CPFL Paulista e a Prefeitura de São José do Rio Preto firmaram um termo de cooperação técnica para a execução do Arborização + Segura, programa mantido pela companhia com o objetivo de reduzir riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica e promover uma arborização urbana mais segura e adequada.


O acordo prevê a substituição gradativa de árvores cujas copas interferem na rede de distribuição de energia, oferecendo risco de quedas e acidentes. Para isso, foi realizado um mapeamento técnico prévio, que avaliou o conflito da vegetação com a rede, o potencial de danos e a necessidade de replantio de espécies adequadas ao ambiente urbano. A equipe técnica do setor de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo avalia cada árvore com solicitação de substituição e, caso haja necessidade, um laudo de autorização para a ação é emitido.


Para cada árvore suprimida, a CPFL repassa cinco mudas de espécies compatíveis com a infraestrutura urbana, que serão replantadas no mesmo local ou em áreas próximas, caso não haja espaço disponível.


Primeira Etapa

A primeira etapa, com árvores em risco já laudadas e autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, prevê substituição de 300 unidades, distribuídas em diversas regiões da cidade e o início da operação será acordado entre as partes. Só estas substituições da primeira etapa resultarão no plantio de 1.500 novas árvores, pois a compensação é de 1 árvore retirada para 5 árvores plantadas.


Não há uma quantidade de árvores pré-definida que poderá passar por substituição por meio do programa da CPFL em Rio Preto, isso atenderá a demanda de acordo com aquelas encontradas em risco, avaliadas e indicadas para a substituição.


A CPFL Paulista realiza a substituição somente de espécies que apresentam perfil crítico de risco ou que estejam em desacordo com a infraestrutura urbana, sempre com autorização da Prefeitura. A companhia também reforça o alerta para que a população evite plantar árvores de grande porte em vias públicas, especialmente próximas à rede elétrica.


Espécies para replantio

As mudas disponibilizadas pela CPFL são de espécies adequadas à convivência com a rede elétrica. A Prefeitura define os locais de plantio, e a reposição é feita com árvores de menor porte, como: Araçá, Aroeira-salso, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio-grande e Caroba.


Em áreas afastadas da rede elétrica, são criados espaços de recomposição florestal com espécies de maior porte, como Cássia-do-nordeste, Açoita cavalo, Amendoim-bravo, Angico, Cabreúva, Canafístula e Ipês (amarelo, branco e roxo), entre outras.


Informações importantes

Todas as intervenções são realizadas somente com laudos autorizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.


A cooperação com a CPFL, por meio do Arborização + Segura, garante a execução apenas de substituições, exclusivamente em casos que envolvem risco à rede elétrica.