Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Paulista alerta para riscos de acidentes com fios soltos de telefonia em Ibitinga

Data:
30/04/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Visando garantir a segurança da população e a integridade do sistema elétrico, a CPFL Paulista reforça, por meio da campanha Guardião da Vida, os riscos de acidentes envolvendo fios soltos de telefonia pelas ruas de Ibitinga e demais cidades que pertencem a sua área de concessão. Além de estimular a conscientização sobre o tema, a companhia tem executado um trabalho constante para organizar os postes junto às empresas de telecomunicações. Apenas em 2024, foram mais de 285 mil notificações realizadas pela distribuidora.


“Temos direcionado os nossos esforços em Ibitinga e em toda área atendida pela CPFL, para garantir que as empresas de telecomunicações evitem cabos soltos ou pendurados nos postes da cidade, como forma de prevenir a possibilidade de acidentes envolvendo pedestres e motociclistas por exemplo”, destaca Danitielle de Oliveira Pereira, Consultora de Relacionamento da CPFL Paulista.


As mais de 285 mil notificações realizadas pela CPFL dimensionam a atuação permanente da distribuidora em zelar para que as empresas de telefonia cumpram os requisitos técnicos necessários para o compartilhamento de espaço nos postes. Isso porque a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação é exclusiva das empresas ocupantes, que devem manter os seus cabos dentro dos padrões. Quando, por algum motivo, as operadoras não cumprem essas normas técnicas e de segurança, são notificadas pela CPFL para se adequarem.


Outra ação realizada pela concessionária é a remoção de cabos de telecomunicações inutilizados. Para isso, são promovidas continuamente operações especiais em parceria com as próprias operadoras e órgãos públicos dos municípios para intensificar a regularização e retirada dos cabos inoperantes. No ano passado, o volume de cabos removidos pela CPFL Paulista nas cidades de sua área de concessão foi de 132 toneladas. 
  
O que fazer ao observar um fio solto?


Sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, a CPFL Paulista orienta a população a entrar em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial, eliminando prontamente o risco.  
 
“Cabe sempre lembrar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, ficam instalados acima do cabeamento de telecomunicações e jamais enrolados ou pendurados nos postes", ressalta Danitielle.