CPFL nos Hospitais entrega usina de energia solar à Santa Casa de Santos
Data:
Escrito por:
A CPFL Piratininga implantou um sistema para utilização de energia fotovoltaica na Santa Casa de Santos. A entrega oficial das instalações aconteceu hoje, dia 29, às 16h, com a presença do provedor do hospital, Ariovaldo Feliciano, do diretor presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti, e do diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL Energia, Bruno Monte.
(Da esq. para a direita) Entre os presentes na cerimônia, desta sexta-feira (29), estiveram o presidente da Câmara Municipal de Santos e vice-provedor do hospital, Cacá Teixeira, a deputada federal, Rosana Valle, o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, sua esposa, o presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti, o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL Energia, Bruno Monte, e o deputado estadual, Paulo Corrêa Junior (Divulgação/CPFL)
No total, foram instalados 1648 painéis de energia fotovoltaica, ocupando 4.383,18 m² de área de telhados, que serão responsáveis por uma parte do abastecimento do hospital, funcionando como uma usina de energia solar. A título de comparação, esta estrutura tem capacidade para abastecer o equivalente a 495 residências. O projeto é resultado do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no âmbito do programa CPFL nos Hospitais, em parceria com a CPFL Soluções. A Santa Casa de Santos foi contemplada via Chamada de Projeto Prioritário de EE nº 003/2021.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a CPFL aconteceu em fevereiro de 2023.
Para implantação do projeto, foram investidos mais de R$ 4 milhões, e a expectativa é reduzir o consumo de energia elétrica mensal em até 20%. Além da redução da conta, a eficiência energética também contribui para a redução dos impactos ambientais. A usina fotovoltaica instalada tem potência total de 889,92 kWp e o projeto todo tem expectativa de gerar uma economia de 1.173,98 MWh por ano, evitando que aproximadamente 46,49 toneladas de CO2 sejam emitidos na atmosfera, o equivalente ao plantio de 279 novas árvores.
Mais de 1600 painéis de energia fotovoltaica foram instalados na Santa Casa de Santos (Divulgação/CPFL)
Segundo o diretor-presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti, o projeto proporciona inúmeros benefícios. “Com a instalação, a instituição poderá empregar o valor economizado em outras melhorias, beneficiando consequentemente toda a comunidade atendida”, pontua.
“Esta entrega é um marco para todos os hospitais do Litoral Paulista. Mais uma vez a Santa Casa de Santos é pioneira quando o assunto é inovação tecnológica. As mais de 1600 placas que serão entregues no dia 29/11, promoverão uma economia mensal de mais de 30 mil reais, além de fomentar o consumo de energia limpa em uma instituição que depende muito da energia elétrica. Já faz parte dos nossos planos, a instalação de mais 2 mil novas placas solares, para que alcancemos uma produção de 50% da energia utilizada na Nova Santa Casa de Santos”, declara o provedor do hospital, Ariovaldo Feliciano.