
Complexo Pacaembu terá investimento de aproximadamente R$ 70 milhões em solução de energia sustentável
Data:
Escrito por:
O processo de modernização do Complexo Pacaembu, iniciado em 2021, contará com iniciativas inovadoras e sustentáveis da CPFL Soluções – empresa do Grupo CPFL, para o novo sistema elétrico. Com investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o projeto terá tecnologias aplicadas para a redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para os casos de interrupção do fornecimento de energia e/ou picos de consumo.
"Somos a única empresa do País capaz de fornecer as soluções em energia que o Pacaembu espera há anos. O Complexo já nasce novo e moderno. Vamos desde a revitalização elétrica, passando pela melhora da infraestrutura - com sistemas de climatização, aquecimento da piscina, carregadores de carros elétricos até fornecimento de geradores, para citar alguns exemplos. Tudo com segurança e eficiência'', diz Flávio Souza, diretor comercial da CPFL Soluções.
O complexo terá a instalação de 2 usinas fotovoltaicas e uma usina de mini cogeração a gás natural - que produz energia a partir do aquecimento de água da piscina e de chuveiros dos vestiários do Complexo. Iniciativas que, juntas, vão gerar 1.670 MWh no ano, provenientes de fontes limpas. Serão 210 ton.CO2/ano deixando de ser emitidos.
Quatro geradores e dois bancos de bateria vão garantir o fornecimento de energia em caso de falha na rede externa que, além de serem acionados em caso de emergência, vão suportar picos de consumo e evitar oscilações.
Para a climatização, que contará com ar-condicionado central para todo o Complexo, o sistema que será instalado terá equipamentos de ponta como chillers, bombas e torres de resfriamento, que possuem alto rendimento e eficiência.
O projeto da CPFL Soluções prevê ainda um sistema de monitoramento inteligente com alarmes remotos, painéis de visualização e dez carregadores para veículos elétricos.
“A partir da parceria com a CPFL, o Pacaembu irá contar com uma solução energética inovadora e sustentável, que garantirá o fornecimento de energia para todo o Complexo, mesmo em caso de queda na rede de distribuição. Teremos, por exemplo, geração de energia solar para suprir parte do consumo interno, reduzindo nosso consumo da rede de distribuição. Tudo foi pensado para garantir a melhor experiência aos que vierem visitar o Pacaembu, seja para assistir jogos de futebol, participar de eventos ou utilizar os equipamentos do clube poliesportivo, como a piscina, as quadras de tênis e o ginásio poliesportivo”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.
Equipamentos
- Duas usinas solares fotovoltaicas, de 250kWp no total, para gerar aproximadamente 270 MWh/ano.
- Uma usina de cogeração, que irá aquecer a piscina olímpica e fornecer água quente ao EDM, gerando ainda 1.400 MWh por ano.
- Dois bancos de baterias com um total de 1.000 MVA para evitar oscilações de energia e prover em caso de emergência.
- Central de climatização de 1.850 TR, sendo como um ar-condicionado central para o todo o complexo.
- Quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA, para gerar a própria energia em caso de falta da rede externa.
- 47 painéis de média tensão, com 19 transformadores, para receber energia da rede e distribuir para todo complexo.
- Sistema de Monitoramento inteligente de todas as soluções acima, com alarmes remotos e painéis de visualização
- Dez carregadores de veículos elétricos