Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Clientes afetados pelas enchentes no Vale do Taquari recebem aproximadamente 90 mil lâmpadas de LED

Data:
20/09/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Famílias de municípios fortemente afetados pelas enchentes de maio serão beneficiadas pela RGE, com a substituição de lâmpadas, menos eficientes ou danificadas, por lâmpadas de LED. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa e atuará com 22.299 famílias de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Serão trocadas 4 lâmpadas por família, totalizando 89.196 lâmpadas de LED, e investimento de R$ 513,9 mil. Posteriormente, o projeto será expandido para outras cidades, com um investimento total superior a R$ 1,4 milhão.


As lâmpadas de LED utilizadas no projeto são até 80% mais eficientes, duram cerca de três vezes mais e têm uma vida útil de aproximadamente 25 mil horas. Isso significa que, se fossem usadas continuamente, funcionariam por mais de dois anos. Além disso, essas lâmpadas exigem menos manutenção e, por emitirem menos calor do que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes, não contribuem para o aumento da temperatura dos ambientes.


“Esta ação ajuda na recuperação das famílias afetadas e proporciona uma economia significativa para essas pessoas, que enfrentam grandes dificuldades devido à enchente. A RGE busca orientar os clientes sobre o consumo consciente de energia elétrica, oferecendo maior segurança para todos e promovendo hábitos de consumo mais saudáveis”, afirma Odair Deters, analista do Programa de Eficiência Energética da RGE.


A ação está alinhada com o plano ESG 2030 da CPFL, que visa realizar operações cada vez mais sustentáveis, minimizando a pegada ambiental e contribuindo para a solução dos problemas das comunidades. No que diz respeito à coleta e descarte, a RGE será responsável pela destinação adequada das lâmpadas antigas. Esta etapa é crucial para evitar que lâmpadas velhas, contendo substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo, contaminem o meio ambiente.


Não é necessário nenhum cadastro prévio para os clientes. Todos os que já estão inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica serão visitados por agentes da RGE, que oferecerão a oportunidade de substituir as lâmpadas menos eficientes por LEDs.