
Café Filosófico CPFL recebe palestra de Maria Homem
Data:
Escrito por:

Maria Homem | Foto: Maressa Andrioli
Diante das transformações políticas e culturais vividas nas últimas décadas, que conceitos definem o masculino? A questão é fundamental para o debate realizado pelos psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris no livro “Coisa de menino? Uma conversa sobre masculinidade, sexualidade, misoginia e paternidade”, que vai embasar um bate-papo com a psicanalista no especial do Café Filosófico CPFL, na próxima terça-feira (29), às 19h, no Instituto CPFL, em Campinas. A entrada é gratuita por ordem de chegada, a partir das 18h. O evento também terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Lançado pela editora Papirus após a morte de Calligaris, em 2021, o livro é uma resposta à repercussão de “Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo”, em que os autores exploram as questões que envolvem o ser mulher. Em “Coisa de menino?” eles refletem sobre os elementos que compõem a masculinidade – a relação com o próprio corpo, as expectativas maternas, as fantasias de heroísmo, entre outros – e como esses aspectos entram em contato com as mudanças de paradigma sobre gênero e sexualidade das últimas décadas. Em sua palestra, Maria Homem irá explorar as transformações contemporâneas nas relações de gênero e apontar para a necessidade urgente de repensarmos modelos e comportamentos que definem o papel dos homens e do masculino em nosso século.
Sobre a palestrante
Maria Homem é psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP e professora nas áreas de Psicanálise, Cinema, Literatura e Comunicação da FAAP. Tem pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII/Collège International de Philosophie e doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Também na terça-feira (29), a partir das 23h, o psicanalista Christian Dunker e a pedagoga Débora Vaz refletem sobre de quem é a responsabilidade de educar em um bate-papo em movimento no Café Expresso.
No domingo (04/05), no Café Filosófico CPFL, o psicanalista Alfredo Simonetti explora a ideia de uma possível "subjetividade artificial", um próximo estágio na evolução tecnológica que, além de substituir as capacidades físicas e cognitivas humanas, poderia modificar as emoções e afetos. Inédito na TV, o programa faz parte da série "Gozai por nós – a inteligência artificial entre nós", que discute o papel da tecnologia nas emoções e afetos, além das transformações nas relações humanas e sociais.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Maria Homem, psicanalista
Quando: 29 de abril, terça-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL - Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas / SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no Youtube
Informações: institutocpfl.org.br