
Atenção, tédio e serenidade são temas do Café Filosófico desta quinta-feira (17)
Data:
Escrito por:

Luciana Salum | Foto: Tainá Frota
O módulo especial “Vocabulário das Emoções” do Café Filosófico CPFL dará continuidade às discussões sobre os sentimentos humanos com o tema “Atenção, tédio e serenidade”, abordado pela psicanalista Luciana Salum. O evento ocorre nesta quinta-feira (17), às 19h, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e será transmitido ao vivo pelo YouTube.
No penúltimo encontro da série, Luciana Salum convidará os participantes a refletirem sobre o impacto do tempo na vida cotidiana. Para a psicanalista, a queixa constante sobre a falta de tempo, comum em uma sociedade que valoriza o imediatismo e a produtividade, contrasta com o sentimento de “tédio”, caracterizado pela sensação de um tempo que não passa.
“Quando o tempo parece se estender indefinidamente, o tédio surge como uma tentativa de preencher esse vazio. A sociedade contemporânea, marcada pela busca incessante por produtividade e eficiência, nos empurra para o consumo constante de novos estímulos, ao mesmo tempo que nos impede de realmente experimentar a profundidade do ócio criativo, que seria possível apenas para uma minoria privilegiada”, afirma Salum.
Sobre Luciana Salum
Luciana Salum psicanalista e ensaísta, autora dos livros Fragmentos: Sobre o que se escreve de uma psicanálise (Iluminuras, 2016) e Lacan e a estrutura da cadeia significante (Toro, 2024). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB).
O módulo Vocabulário das Emoções, com curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, oferece a oportunidade de explorar como os afetos e sentimentos influenciam as relações humanas, o comportamento e a forma como nos posicionamos no mundo. A série de encontros segue até o final de abril, apresentando uma reflexão profunda sobre emoções universais e complexas, como medo, angústia e solidariedade.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Confira a programação de abril:
- 17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista
- 24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patricio de Almeida, psicanalista
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Nesta terça-feira (15), a partir das 23h, no Café Expresso, os empresários Ricardo Guimarães e Eduardo Mufarej conversam sobre a ética do cuidado e suas escalas, do nosso entorno e das questões globais, e dos padrões frágeis, neste bate-papo em movimento.
Já no domingo (20), no Café Filosófico CPFL, a psicanalista Julieta Jerusalinsky aborda o conceito de psicopatologia digital cotidiana, destacando como a rapidez das máquinas e a imposição de algoritmos estão modificando a forma como as crianças experienciam o mundo. O programa inédito na TV faz parte da série “Gozai por nós – a inteligência artificial entre nós” que discute o papel da tecnologia nas emoções e afetos, além das transformações nas relações humanas e sociais.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Luciana Salum, psicanalista
Quando: 17 de abril, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br