
ANEEL divulga reajuste na tarifa de energia para clientes da RGE
Data:
Escrito por:
O aumento de 9,31%, será válido para residências e pequenos comércios a partir de 22 de junho
A RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia, que atende mais de 3 milhões de clientes, informa que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, (21), o reajuste tarifário anual (RTA) da concessionária, que entra em vigor a partir do dia 22 de junho de 2022.
A tarifa terá um aumento de 9,31% para os clientes do grupo B (residências e pequenos comércios). Para os consumidores ligados à alta tensão, haverá um aumento de 14,26% (indústrias e grandes comércios), com um efeito médio de 10,98% (Considerando Alta Tensão e Baixa Tensão).
Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia (geração), com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica (única parte gerenciável pela RGE), assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.
Os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora, principalmente pelo aumento dos encargos setoriais que são previstos em lei e repassados diretamente pelas distribuidoras para financiar o desenvolvimento do Setor Elétrico Brasileiro e as políticas energéticas do Governo Federal. Além disso, os impactos da crise hídrica ocorrida no segundo semestre de 2021 também foram percebidos nesse processo e contribuíram para o aumento tarifário.
Por outro lado, houve a reversão total do aporte recebido da Conta Escassez Hídrica em maio de 2022 e aportes provenientes da capitalização da Eletrobrás na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) que permitiram a atenuação do atual reajuste tarifário.
