Nesta sexta-feira, 21, a CPFL Paulista realizou, com apoio do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (COCEN), uma campanha de conscientização para mais de 80 alunos - do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Prof. Dorival Reis C. Barrionuevo Sanchez, em Bento de Abreu.
Com o tema “Brincar de pipa também precisa de cuidados”, a ação contou com profissionais da CPFL Paulista, maquete da casa energizada, maquete da rede e veículo com exemplares de EPIs (equipamentos de proteção individual). O projeto faz parte da campanha de segurança da empresa – Guardião da Vida – na qual a companhia convida a população para ser parte da solução dos problemas, além de um membro guardião da vida.
O evento contou com a presença do prefeito de Bento de Abreu, José Luiz Marega, a vice-prefeita Dulcinéia Pereira Pelegrino e o diretor de obras e serviços Danilo Magione Santana da Silva.
Os alunos aprenderam sobre os cuidados na hora de soltar pipa (Imagem: Divulgação/CPFL)
Representantes da CPFL Paulista no evento (Imagem: Divulgação/CPFL)
“O Guardião da Vida'' é um programa importante do qual temos satisfação em fazer parte, já que conscientiza as crianças a serem multiplicadores de informação. Os temas relacionados à segurança são levados aos amigos e familiares”, afirma Marcus Marcelus Bueno, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
Além das ações de conscientização, os alunos também participaram de um concurso cultural no qual cada criança apresentou um desenho sobre a temática.
Todos focados e atentos durante o evento (Imagem: Divulgação/CPFL)
“A interação com os alunos da rede municipal de ensino amplia as ações da CPFL. A companhia tem, também, o papel de garantir que eles pensem no futuro, através da utilização de energia de maneira mais sustentável”, reforça Bueno.
Segurança sempre. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Paulista prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.
Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples, indicados pela campanha Guardião da Vida. É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer atropelamentos.
“É importante não tentar resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica, pois além de provocar desligamentos no fornecimento de energia pode causar acidentes, com vítimas fatais. Se acontecer de o brinquedo ficar preso em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido”, complementa Rocha.
Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo usar o cerol ou a chamada “linha chilena” é crime, de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006. Por conduzirem eletricidade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques. Por conta do seu poder cortante, essas linhas podem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.
Confira dez dicas básicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:
Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.