
"1° Rodeio de Eletricistas" é realizado em Ribeirão Preto pela CPFL Paulista
Data:
Escrito por:
A CPFL Paulista promoveu, nesta sexta-feira (14), em Ribeirão Preto, o “1º Rodeio de Eletricistas” do Estado de São Paulo – competição entre colaboradores que coloca à prova técnicas utilizadas no dia a dia dos profissionais da empresa, reforçando a agilidade e, acima de tudo, a segurança durante as tarefas.
Diferente do tradicional rodeio com peões, arena e arquibancada, neste, os eletricistas focaram em mostrar habilidades com equipamentos de segurança (individuais e coletivos) usados na realização do trabalho junto às redes de energia elétrica.
De forma inédita na cidade, o evento reforçou o quanto é fundamental aperfeiçoar as técnicas que minimizam os riscos de acidentes desses profissionais que, diariamente, buscam uma atuação rápida com o menor impacto no serviço prestado.
Para o gerente de operações de campo da CPFL Paulista, Ocimar Benzati, “é uma oportunidade de integração, troca de experiências e aperfeiçoar conhecimentos, sempre mantendo a segurança em primeiro plano”. “Tenho certeza que, hoje, mais do que nunca, a nossa segurança ficou mais forte, mais fortalecida e evidente", ressaltou Benzati.

(foto: Alex Roda)
A competição. Inicialmente os colaboradores que já tivessem 2 anos ou mais de empresa passaram por uma prova teórica. Os aprovados foram para Ribeirão, onde foram divididos em 16 duplas e tiveram que desenvolver cinco tarefas, que exigiram agilidade, determinação e muita atenção.
Todo o desafio foi pensado com tarefas que garantem uma boa prestação de serviço à comunidade com procedimentos que fazem parte da manutenção de postes. Além dos colaboradores de Ribeirão Preto, outros de 22 cidades da área de concessão da companhia estavam na disputa, entre elas: Campinas, Americana, São Carlos, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto.

(foto: Alex Roda)
O Rodeio. Tradicional no setor de energia, o evento é realizado de dois em dois anos pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) com diferentes distribuidoras de energia, mas teve as últimas edições canceladas devido à pandemia. Diante disso, nesta retomada, a CPFL Paulista resolveu promover o campeonato reunindo apenas seus funcionários.
Vencedores. Em primeiro lugar na competição, ficou Alberto Inácio de Souza Neto, eletricista de linha viva em São José do Rio Preto.
"É o nosso trabalho, o nosso dia a dia, o que estamos acostumados a fazer sempre com segurança. São José do Rio Preto é muito quente como aqui em Ribeirão, então, a minha maior dificuldade foi vencer a ansiedade e o nervosismo de ter que realizar tudo com plateia, nesta potência de evento", destacou o campeão.
Em segundo e terceiro, ficaram Diego Lima, de Marília, e Cristian Pereira, de Ribeirão Preto.
Os dois primeiros colocados receberam uma Smart TV. Já o terceiro lugar ganhou um aparelho celular. Todos receberam medalhas para eternizar essa vitória.
Após a premiação, Alberto ligou para esposa e emocionado, dedicou a vitória. É muito gratificante poder levar esse troféu para casa e minha família ver que fiz meu trabalho bem. Esse prêmio (TV) vai para a minha sala e vou assistir a Copa do Mundo com meus três filhos", completou.

(foto: Alex Roda)
Guardião da Vida. O movimento Guardião da Vida, lançado em 2019 pelo Grupo CPFL, é aberto a todos e incentivado por meio de várias campanhas. Com ele, a empresa promove ações de conscientização da população sobre os riscos da energia elétrica, com palestras realizadas em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe, empresas e lojas de material de construção e entre seus funcionários.
A campanha engloba dicas para soltar pipa, fazer pinturas, reformas, podas e trabalhos rurais quando há rede elétrica nas proximidades, além de alertar dos perigos de realizar ligações irregulares (“gato”). As ações são divulgadas nas regiões onde as quatro distribuidoras do grupo (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE) estão presentes.
“Com esse movimento, queremos levar a toda população – em forma de ações e campanhas – informações úteis que podem salvar vidas”, reforça Benzati.
A campanha faz parte do pilar Valor Compartilhado do Plano de Sustentabilidade da empresa, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando impactos positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio.