
11ª Brigada Militar de Campinas é beneficiada por Projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista
Data:
Escrito por:
Instituição foi contemplada com a instalação de duas usinas solares e a modernização do sistema de iluminação
A sede da 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas, recebeu o investimento de R$ 390 mil em ações de eficiência energética da CPFL Paulista. Por meio do projeto aprovado na Chamada Pública de Projeto de 2022, foram instalados dois sistemas fotovoltaicos, com capacidade total de 59,4 kWp, e substituídos 348 equipamentos de iluminação, entre lâmpadas e refletores de tecnologias antigas, por modelos LED.
A instalação das duas usinas solares e a modernização do sistema de iluminação dos prédios que abrigam o Posto Médico da Brigada e a 2ª Companhia de Comunicações Leve devem gerar uma economia de energia de 129,1 MWh por ano. O consumo seria suficiente para atender 54 residências por mês.
“Além de promover o consumo eficiente, a iniciativa permite que os recursos economizados com energia elétrica, a partir dessas ações sustentáveis, possam ser aplicados em outras prioridades da instituição”, destaca Walter Barbosa Júnior, Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Além de privilegiar diretamente a 11ª Brigada em Campinas, as ações também são positivas ao meio ambiente e impedem a emissão de 34,74 toneladas de CO2 na atmosfera. A quantidade é equivalente ao plantio de 208 árvores.
O projeto entregue pela CPFL Paulista é o segundo a ser desenvolvido pela concessionária nas instalações da 11ª Brigada Militar de Campinas. O primeiro foi implementado em 2021 e envolveu a instalação de um sistema fotovoltaico, com capacidade de 91,26 kWp, e a substituição de 162 lâmpadas antigas por luminárias com a tecnologia LED. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 421 mil nas ações que geram uma economia de energia de 153,79 MWh por ano.