Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Energia recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU – Rede Brasil em iniciativa em prol do Meio Ambiente

Data:
13/11/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

A CPFL Energia foi reconhecida pelo seu case “Sistema de dessalinização de água para comunidades indígenas no RN” que tem por objetivo promover a segurança hídrica em comunidades vulneráveis de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte, na categoria Guardiões da Água - Resiliência Hídrica do Movimento +Água, durante cerimônia realizada na COP29, em Baku, Azerbaijão. A Conferência das Partes é um dos eventos mais importantes do mundo para chamar para a ação vários setores da sociedade pelo combate à crise climática.


“Nosso projeto não apenas fornece água potável para comunidades vulneráveis, mas também integra soluções de energia renovável, demonstrando que é possível aliar tecnologia e responsabilidade ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este reconhecimento nos motiva a continuar investindo em projetos que promovam a resiliência hídrica e a sustentabilidade, além de corroborar com os compromissos que assumimos no nosso Plano ESG e em seguir colaborando com parceiros e comunidades para construir um futuro mais sustentável e justo para todos”, afirma Rodolfo Nardez Sirol, diretor de Sustentabilidade do Grupo CPFL Energia.


Para que a prática em questão fosse reconhecida, era condição que a empresa fosse participante de um dos Movimentos da estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, ligados à área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular. Para participar dos Movimentos da Ambição 2030, as empresas precisam assinar uma carta-compromisso, assumindo metas públicas relacionadas a cada área do Movimento que aderiu e começam a participar de uma jornada de construção de conhecimento para apoiá-las a atingir essas metas. As inscrições dos projetos aconteceram entre os dias 9 e 30 de agosto. Os envios foram submetidos aos participantes e comitês consultivos dos Movimentos, depois, enviados para uma Comissão especial para avaliação composta por técnicos no tema. O objetivo do reconhecimento é dar visibilidade e promover as ações dentro de cada uma das temáticas das iniciativas.


A prática vencedora da CPFL Energia, juntamente com State Grid, trata de um sistema inteligente de abastecimento de água e um sistema de geração de energia fotovoltaica com conexão à rede de energia. A planta tem capacidade de produzir até 80 mil litros de água potável, volume superior ao que vem sendo consumido pelos moradores locais de João Câmara (RN). A água é distribuída por meio de uma adutora de 5km para três chafarizes em Serrote de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha, comunidades indígenas da cidade. Pela primeira vez na história, as mais de 800 famílias da região de João Câmara estão tendo acesso à água potável para o consumo e atividades domésticas.


“Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas serve também disseminar materiais, inspirar a ação e conectar empresas que se movimentam com um objetivo em comum: proteger o Meio Ambiente" – acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.


Foram escolhidas boas práticas em diferentes categorias: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.

Sobre o Pacto Global da ONU  


Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org 

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.000 participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br