Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Com doação de mudas, CPFL Piratininga inicia Programa Arborização + Segura em Sorocaba

Data:
31/10/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

A CPFL Piratininga e a Prefeitura Municipal de Sorocaba assinaram uma parceria para promover um ambiente urbano mais seguro e harmonioso, por meio do Arborização + Segura, programa mantido pela companhia. O termo de cooperação técnica prevê a doação e plantio de mudas de árvores adequadas ao contexto urbano, em substituição gradativa de espécies comprometidas, identificadas pela prefeitura. “Para cada árvore substituída, serão repassadas ao município 5 mudas de espécies adequadas a infraestrutura urbana, para plantios em locais também adequados. Estamos entusiasmados com o impacto positivo que o programa trará para Sorocaba”, afirma Rafael Lazzaretti, diretor-presidente da CPFL Piratininga.





Diretor-presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante reunião de assinatura do termo de cooperação técnica - Crédito: divulgação CPFL


Além da harmonização urbana, o programa Arborização + Segura proporciona outros benefícios ao município e à população, como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. O programa também alerta a população sobre a importância de se conscientizar em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica.


“Este acordo com a CPFL Piratininga é um passo fundamental para garantir a segurança da nossa população, principalmente frente aos últimos eventos climáticos. A gestão adequada das árvores não só protege a infraestrutura, mas também preserva nosso meio ambiente. Estamos comprometidos em criar uma Sorocaba mais segura e sustentável para todos”, conta o Prefeito Rodrigo Manga.
Robson Hitoshi Tanaka, gerente de meio ambiente da CPFL Energia conta que as mudas do projeto foram escolhidas a partir de espécies de menor porte. “Araçás e Pitangueiras estão entre os tipos de árvores que serão plantadas nas ruas de Sorocaba. Para plantio espécies maiores, criaremos espaços amplos de recomposição florestal em áreas afastadas da rede de distribuição de energia, garantindo um plantio seguro à comunidade e maior confiabilidade ao sistema elétrico”.


Com a assinatura do convênio, Sorocaba junta-se a outras cidades da área de concessão da CPFL Piratininga, tais como Votorantim, São Roque, Louveira, Itupeva, Cubatão, São Vicente, que já participam ativamente do programa. Atualmente, 14 cidades atendidas pelo CPFL Piratininga já se beneficiam do Arborização + Segura. Entre os anos de 2022 e 2023, a CPFL Piratininga investiu R$ 500 mil em ações do programa.


Sobre o Programa


Executado pela CPFL Energia, por meio de suas quatro distribuidoras, o Arborização + Segura completa nove anos em 2024 e teve seu investimento renovado, permitindo a ampliação para 170 cidades atendidas. Neste ano, as ações ambientais receberão o aporte de mais de R$ 3,7 milhões para contemplar os municípios das áreas de concessão da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE.


Segurança


Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL trabalham fortemente na campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. 


  • Jamais faça podas quando a árvore estiver muito próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

  • A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. No entanto, nos casos em que galhos ou copa de árvores ofereçam riscos ou comprometam fios de energia elétrica, solicite avaliação da distribuidora por meio dos canais de atendimento CPFL Energia - Serviços OnLine.

  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita imediatamente na central de atendimento da distribuidora.

  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço “falta de energia” para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

Confira essa e outras dicas em: Guardião da Vida.