Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Junho Vermelho: CPFL Piratininga engajada na doação de sangue

Data:
14/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

A CPFL Piratinga está engajada na campanha Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Pelo quarto ano consecutivo, a companhia está levando voluntários para doar e abastecer os estoques do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Para lembrar a população sobre esse ato que pode salvar vidas e sensibilizar a todos a aderirem a essa causa, a distribuidora também iluminou a torre da linha de transmissão da Marginal D. Aguirre com a cor vermelha. O Dia Mundial do Doador de Sangue é nesta sexta-feira (14). 

A doação dos voluntários da CPFL é realizada anualmente pelo Grupo Permanente de Doadores de Sangue da Baixada Santista, como foi batizado o projeto, que reúne mais de 200 pessoas, entre colaboradores da distribuidora, seus familiares e parceiros comerciais. Até o final do mês, todos os integrantes deverão passar pelo Hemonúcleo para doar sangue. 

“Após quatro anos, esta ação já está incorporada à nossa cultura. No início, éramos cerca de 20 participantes, apenas em Santos.  Hoje, somos, em média, 200 doadores e da Baixada Santista inteira, como Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Fazer parte de uma iniciativa como essa é muito gratificante”, comemora o Gerente de Operações de Campo da CPFL Piratininga na Baixada Santista, Josias Ricardo de Souza.


O gerente da CPFL Piratininga conta ainda que a ação dos colaboradores envolve a logística de operação da distribuidora, pois em quatro meses do ano o grupo se divide para fazer doações em dias diferentes. Dessa forma, para que uma equipe possa doar sangue, outra assume suas funções operacionais ou administrativas no dia em que seus integrantes comparecerão ao Hemonúcleo, possibilitando que todos consigam cumprir a meta do grupo.

A distribuidora também está com um apelo visual para engajar a população. Durante todo o mês de junho, quem passar pela torre de linha de transmissão (LT) da Marginal D. Aguirre verá que ela está iluminada em vermelho. A LT foi selecionada estrategicamente por estar em área de grande circulação e a iluminação segue o calendário anual das campanhas nacionais de saúde.  “Seguimos no propósito de gerar impacto positivo nas comunidades em que atuamos, como prevê nosso Plano ESG 2030. A iluminação temática tem o objetivo engajar quem passa próximo às nossas unidades, conscientizado sobre campanhas tão importantes, como a do mês de doação de sangue”, afirma como a do mês de doação de sangue”, afirma Rodrigo Henrique Alves do Nascimento, Gerente de Operações da Subtransmissão, da CPFL Piratininga.


O projeto de iluminação temática por cores da CPFL começou em janeiro, para estabelecer uma comunicação visual com a população local e harmonizar as instalações das subestações com ambiente urbanizado. Em média, 20 refletores em cada subestação mudam de cor no primeiro dia do mês. Por meio do dispositivo fotocélula, as luzes coloridas acendem automaticamente ao anoitecer e desligam com o nascer do sol.

Junho Vermelho


A data de 14 de junho foi instituída como Dia Mundial do Doador de Sangue em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Este mês foi escolhido por ser uma época tradicionalmente de baixa no estoque dos hemocentros. Isso por conta da chegada do inverno e consequente aumento da incidência de infecções respiratórias, que tornam as pessoas inaptas para doar, além de ser um período que coincide com o recesso escolar e a saída de muitas famílias de suas cidades de origem em viagens de férias.