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RGE atualiza informações sobre o fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul

Data:
05/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

São Leopoldo, 5 de junho de 2024, às 17h - A sequência de chuvas desde 29 de abril, e que seguiram em volumes bastante importantes durante o mês de maio, causou danos severos também na rede de distribuição de energia da RGE. A empresa informa o impacto das enchentes nos seus 381 municípios da área de concessão, números atuais da falta de energia e as ações diárias realizadas pela empresa.


Principais destaques do dia:


●    Neste momento, são 2 mil clientes interrompidos, sendo o Vale do Rio Pardo, a região mais afetada. No pico do evento foram 315,2 mil clientes interrompidos.
●    De acordo com atualização da Defesa Civil do Estado, 476 municípios foram impactados, dos quais 378 estão na área de concessão da RGE. No pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas; 
●    Já foram substituídos 890 transformadores e trocados ou aprumados 6.413 postes, nas áreas onde as águas já baixaram. 
●    A empresa estará com unidade móvel disponível para atendimento itinerante nesta quinta-feira, 06, em Sinimbu. O atendimento estará disponível em frente à Prefeitura, das 9h às 15h.
●    A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa. 
●    Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. Estamos atuando em conjunto como poder público municipal, para que na medida em que os acessos forem restabelecidos, possamos recuperar as redes.


DESAFIOS
A RGE trabalha para normalizar o fornecimento no menor tempo possível. No entanto, há desafios importantes a serem superados. Os principais são bloqueios de estradas estaduais e federais (89 em todo o Estado), que impedem o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos, e áreas alagadas, onde não se sabe exatamente a dimensão dos danos e não há como religar a energia por segurança. 
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.


ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento. Quando o retorno às residências for considerado seguro e autorizado pela Defesa Civil, é crucial garantir que a energia esteja desligada ao verificar o poste padrão de entrada.


Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.