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RGE atualiza informações sobre o fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul

Data:
01/06/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

São Leopoldo, 1º de junho de 2024, às 17h - A sequência de chuvas desde 29 de abril, e que seguiram em volumes bastante importantes no final de semana, causou danos severos também na rede de distribuição de energia da RGE. A empresa informa o impacto das enchentes nos seus 381 municípios da área de concessão, números atuais da falta de energia e as ações diárias realizadas pela empresa.


Principais destaques do dia: 
•    De acordo com atualização da Defesa Civil do Estado, 475 municípios foram impactados, dos quais 375 estão na área de concessão da RGE. No pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas; Neste momento, 3 cidades estão parcialmente desligadas por solicitação das autoridades, por questão de segurança.


•    Cidades parcialmente desligadas por alagamento: Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.


•    Neste momento, são 13,9 mil clientes interrompidos, 0.45% do total de clientes, sendo as regiões mais afetadas: Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. No pico do evento foram 315,2 mil clientes interrompidos.
•    Já foram substituídos 821 transformadores e trocados ou aprumados 6.017 postes, nas áreas onde as águas já baixaram. 
•    A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa. 
•    Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. Estamos atuando em conjunto como poder público municipal, para que na medida em que os acessos forem restabelecidos, possamos recuperar as redes.


DESAFIOS
A RGE trabalha para normalizar o fornecimento no menor tempo possível. No entanto, há desafios importantes a serem superados. Os principais são bloqueios de estradas estaduais e federais (95 em todo o Estado), que impedem o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos, e áreas alagadas, onde não se sabe exatamente a dimensão dos danos e não há como religar a energia por segurança. 
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.


ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento. Quando o retorno às residências for considerado seguro e autorizado pela Defesa Civil, é crucial garantir que a energia esteja desligada ao verificar o poste padrão de entrada.


Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.