Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Escola Municipal de São Vicente participa de campanha de conscientização sobre rede elétrica

Data:
28/05/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Orientar as crianças sobre o risco de soltar pipa em áreas próximas às redes de energia, e o perigo de um choque elétrico, foi o foco principal da ação realizada pela CPFL Piratininga nesta terça-feira (28), em dois encontros com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade de Naha, em São Vicente.  


A iniciativa é parte da Campanha Guardião da Vida, programa permanente da distribuidora que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre as ações realizadas pela CPFL estão visitas a escolas para falar diretamente sobre o assunto.  


Nos encontros em São Vicente, cerca de 160 alunos, entre 3 e 6 anos, conheceram de forma lúdica e educativa os riscos que rondam a brincadeira.  


“Nosso objetivo é levar conhecimento e dicas de segurança com a rede elétrica para a criançada. De uma forma divertida, nos aproximamos do universo deles e garantimos que as mensagens de alerta sobre os perigos envolvendo a brincadeira sejam transmitidas”, afirma Josias Ricardo de Souza, gerente de operação de campo da CPFL Piratininga.


Importante destacar que, entre as cidades atendidas pela CPFL Piratininga na Baixada Santista, São Vicente foi o município que apresentou, em 2023, o maior número de casos de interrupções de energia provocados por pipas: 207 ocorrências.





Equipe da CPFL Piratininga na EMEI Cidade de Naha na manhã desta terça-feira


Dicas da CPFL Piratininga para uma brincadeira mais segura:  


Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;  Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual - Nº 12.192, de 2006);   Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;   Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;   Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;    Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;  
Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.  


O que fazer em uma ocorrência?  


Em caso de falta de energia ou acidente envolvendo a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Piratininga: www.cpfl.com.br, app CPFL Energia, WhatsApp: (19) 99908-8888 ou pelo 0800 010 2570.   Em caso de vítima, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico.  
Permaneça o mais distante possível de fios partidos para evitar acidentes graves e fatais.