Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Polícia Civil e CPFL Paulista flagram furto de energia em bar no Centro de Campinas

Data:
23/01/2026
Escrito por:
Assessoria de imprensa

Equipes da CPFL Paulista, em parceria com a Polícia Civil, flagraram ontem, 22, irregularidades na instalação elétrica de um tradicional bar no Centro de Campinas. Durante a inspeção, foi detectada a adulteração dos circuitos internos do medidor eletrônico do estabelecimento, que registrava consumo menor do que o real.  A energia desviada é calculada em 74,3 MWh, suficiente para abastecer 37 residências pelo período de um ano.


A Polícia Científica periciou o equipamento. Equipes da distribuidora regularizaram a medição adulterada e repassaram os valores devidos aos responsáveis pela fraude, que foram conduzidos à delegacia. A CPFL registrou o boletim de ocorrência.  





Bar no Centro de Campinas fraudava o medidor de energia (Divulgação/CPFL Paulista)


Inspeções de instalações elétricas têm sido intensificadas pela CPFL Paulista, juntamente com as autoridades policiais, para coibir as fraudes e furtos de energia. A distribuidora investe continuamente em tecnologias de monitoramento e detecção desses crimes, como inteligência artificial para identificar alterações nos padrões de consumo de forma a orientar inspeções mais assertivas. Outra ferramenta utilizada são os sistemas de medição blindada para grandes clientes.     


As fraudes e furtos energia sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição de energia mais suscetível às interrupções no fornecimento, prejudicando os demais clientes. Além disso, podem encarecer a conta de energia para todos, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.        





Circuitos eletrônicos do medidor do bar passaram por perícia policial (Divulgação/CPFL Paulista)


Crimes  

O ato de fraudar ou furtar de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos da devida multa.    


Denuncie       

A CPFL Paulista incentiva a colaboração da população no combate às irregularidades. As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelo app “CPFL Energia” ou pelo site www.cpfl.com.br/fraude.