A CPFL Energia recebeu o Platts Global Energy Award, uma das principais premiações internacionais do setor, promovida pela S&P Global Commodity Insights. A companhia venceu na categoria Corporate Impact Award – Targeted Program (Global West), que reconhece iniciativas com impacto social mensurável, governança estruturada e capacidade de resposta a contextos complexos.
Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, discursa ao receber o prêmio (Foto: Divulgação/CPFL Energia)
O prêmio considerou, entre outros aspectos, a atuação da CPFL no Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o Estado em 2024. A resposta coordenada envolveu investimentos direcionados, mobilização operacional e aplicação de soluções de eficiência energética em larga escala, com foco na retomada segura das atividades essenciais e no apoio às comunidades afetadas.
O Grupo CPFL está destinando R$ 165 milhões para ações humanitárias e de reconstrução. Os recursos permitiram a substituição e adequação de 6.477 postes e de 1.043 transformadores, garantindo a estabilidade e segurança do sistema da CPFL RGE. Além disso, focou na substituição de 2.900 entradas de serviço em residências atingidas, na entrega de 6.400 geladeiras eficientes, 3.000 chuveiros e mais de 120 mil lâmpadas LED, contribuindo para o retorno seguro das famílias às suas casas.
As ações também contemplam a modernização elétrica de 40 hospitais, com a implantação de sistemas de energia solar, iluminação LED, climatização eficiente e geradores, além do reforço da infraestrutura de escolas públicas, que estão recebendo melhorias como iluminação LED, refrigeradores, freezers e aparelhos de ar-condicionado.
Além do reconhecimento específico ao projeto desenvolvido no Rio Grande do Sul, a CPFL Energia também foi finalista na categoria Corporate Impact Award – Comprehensive Program, que avaliou o portfólio completo de eficiência energética do grupo. Entre os programas analisados estão CPFL nos Hospitais, Baixa Renda, UTI Domiciliar e CPFL nas Escolas.
Stefany Lopes Da Silva, Analista de Projetos de Eficicência Energética, e Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, celebram os bons resultados e o reconhecimento internacional (Foto: Divulgação/CPFL Energia)
“Esse reconhecimento reforça a importância de uma atuação estruturada, com foco em impacto social concreto e na aplicação de soluções que gerem benefícios permanentes para a sociedade”, afirma Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia. “Essas iniciativas foram viabilizadas através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL e, para algumas delas, ainda contamos com a cooperção de outras distribuidoras”, completa Bruno.
A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, 11 de dezembro, em Nova York. Em sua 27ª edição, o Platts Global Energy Awards reúne empresas dos setores de energia e química de 37 países e é reconhecido pelo rigor técnico de seu processo de seleção. Os vencedores são escolhidos por um júri independente de especialistas internacionais, com experiência em regulação, políticas públicas, liderança corporativa e mercados de energia. A S&P Global Commodity Insights e os patrocinadores do evento não participam da votação.
Neste ano, o programa registrou crescimento no número de indicações da América Latina, com finalistas do Brasil, Colômbia, Argentina e México, além de representantes de países como Itália, Holanda, Finlândia, Turquia, Marrocos e Austrália. “O setor elétrico enfrenta transformações profundas, que exigem respostas consistentes, inovação e visão de longo prazo. O Platts Global Energy Awards reconhece empresas e profissionais que demonstram liderança e desempenho nesse cenário”, afirma Allison Sacco, produtora executiva da S&P Global Commodity Insights.