
CPFL Energia vence Prêmio SP Carbono Zero com projeto de eficiência energética em hospitais
Data:
Escrito por:

Walter Barbosa, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Stefany Lopes da Silva, Analista de Projetos de Eficiência Energética da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, diretor de sustentabilidade e meio ambiente da CPFL Energia e Natalia Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do estado de São Paulo
A CPFL Energia foi reconhecida em 1º lugar na categoria Transição Energética do Prêmio SP Carbono Zero, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com o programa CPFL nos Hospitais. A cerimônia ocorreu em 29 de setembro e contou com a participação de 154 projetos inscritos.
O CPFL nos Hospitais é uma iniciativa que leva eficiência energética para unidades públicas e filantrópicas de saúde, com ações como instalação de sistemas fotovoltaicos, modernização de equipamentos, iluminação e uso de baterias de armazenamento, garantindo a utilização de energia renovável, reduzindo em até 90% os custos com a conta de energia e fortalecendo a resiliência operacional hospitalar frente a eventos climáticos extremos.
“O prêmio é um reconhecimento ao empenho das nossas equipes em transformar a realidade de hospitais públicos por meio da eficiência energética. Cada projeto entregue significa redução de custos operacionais e mais recursos disponíveis para o cuidado com os pacientes”, afirma Walter Barbosa, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
A premiação está conectada a compromissos do Plano ESG 2030 da Companhia, como:
• Ser carbono neutro a partir de 2025, com redução de 56% das emissões dos escopos 1, 2 e 3 até 2030;
• Investir R$ 140 milhões em iniciativas de eficiência energética em hospitais públicos até 2025;
• Estabelecer planos de adaptação climática para geração, transmissão e distribuição, fortalecendo a resiliência dos ativos até 2030.
“Esse reconhecimento reforça nossa jornada rumo à neutralidade de carbono até 2025 e a contribuição da CPFL Energia para acelerar a transição energética no Brasil. O CPFL nos Hospitais mostra como a inovação pode transformar a vida das pessoas e aumentar a resiliência das cidades frente às mudanças climáticas”, afirma Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia.
Além da conquista, a CPFL concorre agora à votação popular, que definirá o grande vencedor entre as iniciativas setoriais (Transição Energética, Restauração Ecológica, Circularidade e Mobilidade Sustentável). A votação segue aberta até 31 de outubro no site SP Carbono Zero.