Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Café Filosófico CPFL discute “A exclusão do amor” com a poeta e cantora Tatiana Nascimento

Data:
06/10/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa



Tatiana Nascimento | Foto: Emília Silberstein


 


O Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (9), às 19h, a poeta, compositora e cantora Tatiana Nascimento para a palestra “A exclusão do amor”. O encontro dá sequência ao módulo A sociedade da exclusão, que, com a curadoria da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, analisa os processos de exclusão que atravessam a sociedade contemporânea. O bate-papo pode ser acompanhado presencialmente na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e ao vivo pelo YouTube.


Em sua fala, Tatiana se propõe a investigar quais amores foram historicamente negados e quem foi privado de vivê-los. A artista questionará como a legitimação de amores normativos e hegemônicos tem restringido outras formas de afeto e cuidado, refletindo sobre a exclusão que atravessa tanto pessoas quanto a natureza. “Pessoas pretas têm tido direito ao amor? Pessoas gordas têm tido direito ao amor? Os rios, as florestas, a água dos oceanos têm tido direito ao amor? Se o amor é mesmo mais semântico que romântico, e essa semântica se materializa na forma de cuidado, consenso e diálogo, quem tem podido viver o amor, e não apenas o amor romântico?”, provoca Tatiana.


O módulo segue ao longo de outubro com reflexões sobre outras formas de exclusão. No dia 16, a palestra “A exclusão dos corpos atípicos”, com a jornalista científica Sara Wagner York, discutirá as violências estruturais contra corpos dissidentes e aponta caminhos para a construção de futuros mais inclusivos. Já em 23 de outubro, o psicólogo Yan Menezes Oliveira fala sobre “A exclusão dos afetos”, analisando os impactos de uma racionalidade excludente que reprime a diversidade das experiências afetivas.


Encerrando o ciclo, em 30/10, a própria curadora do módulo, Viviane Mosé, conduz a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”, onde refletirá sobre a exclusão da própria experiência vital em nossa cultura, marcada pela negação do tempo, do sofrimento e da provisoriedade da existência.


Sobre a palestrante

Tatiana Nascimento é doutora em estudos da tradução pela UFSC. Artista da palavra cantada, falada, sussurrada, escrita, traduzida. Brasiliense, mãe da Irê, pessoa não binária, negra, ativista do sonho, do afeto e de Orixá. Foi finalista do Prêmio Jabuti de Poesia (2022) com o poemário Palavra Preta e vencedora do Prêmio Pallas (2024) com o romance Água de Maré. Seu primeiro álbum solo, Meio Beat Meio Banzo, celebra Ori, água, afeto, Axé e a dissidência de sexo e gênero que as pessoas negras na diáspora vivem cotidianamente.


Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível a pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.


Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online é realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.


Café para ouvir

Consolidado cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença tanto no ambiente digital quanto na televisão, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa.


No episódio “Desafios de um cérebro hiperconectado”, disponível a partir desta segunda-feira (6), o psiquiatra Rodrigo Menezes Machado reflete sobre um paradoxo do nosso tempo: nunca estivemos tão conectados e, ainda assim, os conflitos humanos seguem os mesmos, atravessando gerações e permanecendo atuais.


Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.


O Café na TV

Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com a inserção de uma versão editada na TV Cultura. Os episódios vão ao ar aos domingos, em novo horário, às 20h, com reprise na madrugada de terças para quarta, à meia noite.


Neste domingo (5), dando continuidade ao módulo “Alimentação: corpo e saúde mental”, o economista Valter Palmieri Jr reflete sobre como as escolhas alimentares em uma sociedade de consumo são essenciais para analisar como indivíduos constroem identidades, reforçam desigualdades e se relacionam com um mercado que transforma até o ato de comer em instrumento de distinção e poder.


Serviço - Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Tatiana Nascimento, poeta, compositora e cantora
Quando: 9 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação online: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br