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Iluminação pública: saiba quando e como acionar a CPFL Paulista para serviços de manutenção (Taquaritinga)

Data:
01/07/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Com foco em manter em pleno funcionamento a iluminação pública de Taquaritinga, a CPFL Paulista realiza inspeções periódicas em toda a cidade. Para ampliar a agilidade dos atendimentos, a distribuidora orienta a população sobre quando e como utilizar os canais oficiais para informar pontos que demandem manutenção.


Em Taquaritinga, assim como nos demais municípios em que é responsável pelos serviços de iluminação pública, a distribuidora estabelece um cronograma de vistorias nos postes, lâmpadas e demais componentes da rede. No entanto, como explica o gerente de Operações de Campo da distribuidora, Ocimar Benzati, os endereços que contam com solicitações registradas pelos moradores são priorizados e atendidos em até 30 dias, conforme determina a regulamentação do setor elétrico. 


“Alguns pontos podem apresentar necessidade de manutenção entre uma vistoria e outra, fora da programação prevista para aquela região. Por isso, orientamos que os moradores comuniquem situações como lâmpadas apagadas à noite, acesas durante o dia ou com funcionamento intermitente. Quando recebemos essas informações, conseguimos incluir os endereços na rota de atendimento e executar os serviços com mais agilidade”, afirma. 


O gerente de Operações de Campo da CPFL Paulista alerta ainda sobre a importância de a população descrever a situação observada no momento de registrar o pedido. “Ao comunicar se as lâmpadas estão apagadas ou acendendo e apagando continuamente, facilita para que as equipes sejam encaminhadas já cientes do tipo de manutenção que será necessária”, explica Ocimar. 


Como fazer a solicitação 

As solicitações podem ser registradas gratuitamente pelo telefone 0800 010 1010 ou pelos canais digitais — site www.cpfl.com.br e aplicativo CPFL Energia. Cabe mencionar que para cada pedido de reparo, basta registrar somente uma solicitação que o endereço entrará na rota das equipes, se devidamente referenciado. 


A gerente de Serviços e Relacionamento com o Cliente da CPFL Paulista, Talita Pinotti, explica que o canal mais indicado varia conforme a localização do ponto. “Se o ponto de iluminação estiver em frente à residência do cliente, basta informar o número da unidade consumidora para que o atendimento seja registrado corretamente — nesse caso, o site e o aplicativo são opções práticas e seguras. Já em outros locais, é importante fornecer o máximo de informações possíveis, como o nome da rua, número próximo ou ponto de referência. Por isso, nesses casos, recomendamos o uso do telefone”, orienta. 


Entenda as responsabilidades 

A CPFL Paulista realiza a manutenção da iluminação pública apenas nos municípios onde há decisão judicial vigente que atribui essa responsabilidade à distribuidora — como é o caso de Taquaritinga. Nas demais localidades, os serviços continuam sob responsabilidade das prefeituras. 


Vale lembrar que a empresa atua exclusivamente na manutenção de pontos de luz instalados em postes da rede elétrica. Já a iluminação interna de praças, ciclovias, passarelas devem ser solicitada diretamente ao poder público municipal.  
Como explica Talita, outro pedido que também deve ser direcionado para as prefeituras é o de instalação de novos pontos de iluminação em determinada via. “Se há necessidade de expansão da rede para que sejam instalados mais pontos com lâmpadas, os clientes devem solicitar à Prefeitura da sua cidade. À CPFL, cabe atuar somente na manutenção dos pontos já instalados”, reforça.