Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Reformas e Construções: CPFL Paulista alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica

Data:
26/05/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

É no outono que muitas reformas e projetos de construção civil saem do papel e ganham forma, especialmente no estado de São Paulo. Afinal, a redução no volume das chuvas é um estímulo e tanto para a retomada e aceleração das obras. No entanto, a CPFL Paulista chama a atenção para os perigos envolvidos em atividades executadas próximas a redes de energia elétrica. Só no ano passado, os casos de acidentes por choque elétrico em construções aumentaram 55%.


Os dados são da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Em 2024, a instituição registrou 94 casos de choque elétrico em ambientes de construção civil, sendo 56 deles com vítimas fatais. Já em 2023, o total de acidentes foi de 42, com 28 mortes. Entre os exemplos mais comuns dessas ocorrências estão trabalhadores que, ao manusear andaimes e vergalhões, acabam encostando na fiação.


“Os números expõem uma realidade que trabalhamos permanentemente para reverter por meio da nossa campanha Guardião da Vida. Isso porque a proximidade de estruturas e equipamentos com os fios de energia coloca em risco não apenas os trabalhadores, mas também a população do entorno. Além de evitar acidentes, o cuidado com ações preventivas garante o andamento seguro das obras e evita, ainda, eventuais danos ao sistema elétrico”, explica Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CPFL Energia.


Nesse sentido, a CPFL reforça que o primeiro passo para evitar acidentes com a rede elétrica em construções é um bom planejamento das atividades. Entre pedreiros e pintores, as equipes devem sempre estar atentas à distância das redes e evitar a locomoção combinada com o manuseio de máquinas e grandes equipamentos em locais com postes e cabos de energia. Além disso, outra recomendação fundamental é utilizar todos os instrumentos de proteção necessários para uma execução segura dos trabalhos.


Confira, abaixo, mais algumas dicas da CPFL Paulista para garantir a segurança em ambientes de construção civil:

  • Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, mantenha distância da rede elétrica. 

  • Cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes. 

  • A aproximação da rede elétrica pode causar um choque fatal. 

  • Preste muita atenção à posição dos andaimes. Ao subir, mantenha distância dos fios de energia elétrica. 

  • Ao construir ou reformar lajes e telhados, mantenha uma distância segura da rede elétrica. 

  • Nunca realize ligações clandestinas de equipamentos na rede elétrica. Além de perigosas, são ilegais. 

  • Instale antenas longe da rede elétrica. Uma simples aproximação pode ser fatal.

Pintura: atenção redobrada 

  • Mantenha distância da rede elétrica ao pintar, limpar ou reformar fachadas. Um choque pode ser fatal. 

  • Redobre a atenção ao utilizar cabos extensores durante a pintura. 

  • Pinturas realizadas em andares superiores, como 2º e 3º pavimentos, oferecem mais risco por estarem próximas da rede de alta tensão. 

  • Andaimes devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica. 

  • Quanto mais longe da rede, mais seguro você está.

Dicas como essas podem ser conferidas no site www.guardiaodavida.com.br e no “Guardião no Zap”, canal no WhatsApp que orienta sobre segurança elétrica e fornece informações em tempo real, sem solicitar dados pessoais. O canal oferece sete opções de interação temática: construção e reforma, pintura, trabalho com trator, árvore próxima aos fios, tempestades, ligações clandestinas e uso de pipas. A navegação é rápida e intuitiva. Para acessar, adicione o número (19) 2042-1572 aos seus contatos.