
Café Filosófico CPFL encerra módulo sobre emoções com palestra de Alexandre Patricio de Almeida
Data:
Escrito por:

Alexandre Patrício | Foto: Filipi Pereira Vieira
Abril, 2025 - Nesta quinta-feira (24), o Café Filosófico CPFL finaliza o módulo especial "Vocabulário das Emoções" com a participação do psicanalista Alexandre Patricio de Almeida. A palestra abordará os afetos "Culpa, espanto e reparação", temas centrais na psicanálise que, segundo o especialista, atravessam profundamente a experiência psíquica e os vínculos interpessoais. O encontro ocorrerá às 19h, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e será transmitido ao vivo pelo YouTube.
O módulo, que contou com a curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, teve como proposta, entre março e abril, explorar o impacto das emoções nas nossas relações e comportamentos. Com uma abordagem acessível, o ciclo de palestras construiu um verdadeiro "vocabulário" dos afetos, destacando como as emoções influenciam nossas percepções sobre o mundo e sobre os outros.
Durante sua apresentação, Patricio de Almeida utilizará as teorias de dois grandes nomes da psicanálise, Melanie Klein e Donald Winnicott, para aprofundar as discussões sobre os temas centrais de sua fala. Segundo o psicanalista, "culpa, espanto e reparação são essenciais para compreendermos como as relações iniciais e o desenvolvimento emocional influenciam a nossa capacidade de lidar com os outros e conosco mesmos".
Sobre o palestrante
Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista, membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Ele é mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP e diretor do Instituto Espaço Potencial. O psicanalista também é o criador do podcast Psicanálise de Boteco e coordena seminários teóricos que abordam diferentes autores da psicanálise, com foco nas correntes de Freud, Ferenczi, Klein e Winnicott. Além disso, é autor de diversos livros e artigos científicos, incluindo as recentes publicações "Perto das Trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas" (2022), "Psicanálise de Boteco: o inconsciente na vida cotidiana" (2022) e "Por uma ética do cuidado: volumes 1 e 2" (2023). Em 2023, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ciências.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Nesta terça-feira (22), a partir das 23h, o Brasil polarizado, as redes sociais e o complexo de vira-lata são alguns dos temas abordados na conversa entre o filósofo e cientista político Fernando Schuler e o economista e escritor Eduardo Giannetti, no Café Expresso.
No domingo (27), no Café Filosófico CPFL, o psiquiatra Paulo Dalgalarrondo explora os diferentes modos de representação do sofrimento mental nas diversas culturas, analisando como os transtornos mentais clássicos, como depressão, esquizofrenia e fobias, variam em diferentes contextos sociais. Inédito na TV, o programa integra a série "Gozai por nós – a inteligência artificial entre nós", que discute o papel da tecnologia nas emoções e afetos, além das transformações nas relações humanas e sociais.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Alexandre Patricio de Almeida, psicanalista
Quando: 24 de abril, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br