
Carreta Literária: biblioteca itinerante percorre o Brasil e incentiva o hábito da leitura
Data:
Escrito por:

Carreta Literária | Foto: acervo Instituto CPFL
Comemorado em 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil reforça a importância da leitura no desenvolvimento das crianças. Essa conscientização se torna ainda mais importante diante da realidade de que o Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores nos últimos cinco anos. Os dados são da 6ª edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado em novembro de 2024. Segundo o levantamento, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro, nem mesmo parcialmente, nos três meses anteriores à pesquisa, o que representa um aumento de 5% no número de não leitores em relação a 2019, quando foi realizado o último levantamento.
Inúmeros estudos apontam que o hábito da leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, ampliando o vocabulário, estimulando a criatividade e despertando a curiosidade. Essas habilidades são essenciais para o aprendizado e para a formação de cidadãos mais críticos. Esses são, justamente, os objetivos da Carreta Literária, uma biblioteca itinerante que integra a frente social CPFL Jovem Geração, do Instituto CPFL. O projeto percorre escolas municipais, proporcionando momentos de leitura para alunos da rede pública.
Realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios, o projeto percorre cada cidade por um ano. Após esse período, tanto a carreta quanto o acervo são entregues ao município, que assume a responsabilidade pela gestão e continuidade da iniciativa. Nos últimos três anos, a Carreta Literária visitou 16 municípios em cinco estados do país, levando mais de 9,6 mil exemplares a 244 escolas públicas.
No formato de "book truck", cada Carreta Literária conta com um acervo de 600 livros, abrangendo diversos títulos infanto-juvenis. A carreta circula por escolas e praças públicas em cidades da área de cobertura da CPFL Energia. "O projeto torna a experiência da leitura mais cativante e acessível. Por isso, o ambiente é lúdico e acolhedor, com cadeiras, mesas, puffs e tendas, proporcionando um acesso prazeroso ao conhecimento", afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Outro dado relevante da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” revela que apenas 19% dos leitores entrevistados costumam ler nas escolas, uma queda significativa em relação a 2007, quando 35% indicavam a sala de aula como local de leitura. Por isso, criar ambientes escolares atrativos e propícios para ler é essencial para conquistar novos leitores. Reconhecendo que não basta apenas disponibilizar livros, a Carreta Literária também oferece capacitação para os professores das cidades atendidas. Eles têm acesso a uma plataforma online e gratuita com cursos sobre formação de leitores, contação de histórias e alfabetização.
Em 2025, oito novas "books trucks" percorrerão as cidades Olímpia, Rafard, Santa Cruz do Rio Pardo, Itapetininga e Campinas, no interior de São Paulo, João Câmara e Touros, no Rio Grande do Norte, e Porto Amazonas, no Paraná. "Em um cenário em que os jovens passam cada vez mais tempo diante das telas e perdem o interesse pelos livros, a Carreta Literária se coloca como um importante aliado do poder público e dos educadores na tarefa de atraí-los para a leitura. Para nós, é motivo de orgulho ver esse projeto percorrendo o país e transformando as realidades de crianças e adolescentes por meio da leitura", conclui a head do Instituto CPFL.