Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

“Amor, ódio e ignorância” serão debatidos no Café Filosófico CPFL nesta quinta-feira

Data:
07/04/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa



Jorge Sesarino | Foto: arquivo pessoal


De que maneira os sentimentos de amor, ódio e ignorância se relacionam com a formação de sintomas psíquicos?  A questão será o ponto de partida para a palestra do psicanalista Jorge Sesarino no Café Filosófico CPFL desta quinta-feira (10/04). O evento integra o módulo especial “Vocabulário das Emoções”, que segue até o final do mês, e ocorre às 19h, no estúdio do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.


Na palestra, o psicanalista irá explorar o amor, o ódio e a ignorância, descritas como as "paixões do ser" por Lacan, discutindo como essas emoções se entrelaçam na formação de sintomas psíquicos. Ele abordará a ideia de que o amor, que surge da nossa falta existencial, é tanto uma força transformadora quanto uma barreira que mantém certos conhecimentos recalcados. Sesarino explicará, ainda, a conexão entre amor e ignorância, ressaltando que a paixão pela ignorância pode ser tão danosa quanto o ódio, ocultando um prazer obscuro. “É por esse caminho que a psicanálise opera, partindo da transformação do ódio em amor ao saber, propondo uma cura baseada no amor e no desejo de conhecer”, explica.


O módulo "Vocabulário das Emoções", que tem curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, busca oferecer ao público um letramento sobre as emoções, abordando como os afetos e sentimentos influenciam e determinam nossas relações, comportamentos e a forma como nos posicionamos no mundo. Na construção desse vocabulário, que começou em março e segue até o fim do mês, ainda teremos os temas "Atenção, tédio e serenidade", abordados pela psicanalista Luciana Salum, e, para concluir, o psicanalista Alexandre Patrício de Almeida falará sobre "Culpa, espanto e reparação".


Sobre o palestrante


Jorge Sesarino é psicanalista doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná e membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires.


Ambiente inspirador de troca e aprendizado


O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.


Confira a programação de abril:


- 10/04, quinta-feira, 19h: Amor, ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista


- 17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista


- 24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patricio de Almeida, psicanalista


Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.


O Café na TV


Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL, que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.


Na terça-feira (08), a partir das 23h, no Café Expresso, o diretor do instituto Tomie Otahke, Ricardo Otahke, e o professor Miguel Chaia discutem a importância de reconhecer a cultura do outro, além de temas como inclusão e desigualdade.


Na edição para TV do Café Filosófico CPFL, que vai ao ar no domingo (13), o advogado e doutor em Ciências Sociais Fábio Mariano da Silva discute os impactos da formação sociocultural do Ocidente na masculinidade. O episódio, inédito na TV, faz parte do módulo “O que é ser homem: Cartografar as masculinidades”, que busca reavaliar e desconstruir estereótipos masculinos para lidar com os impactos negativos do patriarcado em homens e mulheres.


Serviço


Café Filosófico CPFL ao vivo com Jorge Sesarino, psicanalista e ensaista


Quando: 10 de abril, quinta-feira, às 19h


Onde: Instituto CPFL


Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP


Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h


Participação on-line: canal do Café no YouTube


Informações: institutocpfl.org.br