
Medo, angústia e solidariedade são temas do Café Filosófico desta quinta-feira
Data:
Escrito por:

Tatiana Schuncker | Foto: Henrique Schafer
Março de 2025 – O módulo especial Vocabulário das Emoções do Café Filosófico CPFL irá abordar os sentimentos “Medo, angústia e solidariedade”, com a artista, escritora e pesquisadora Tatiana Schunck. O evento acontece nesta quinta-feira, 27 de março, às 19h, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Com curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, o módulo explora como os afetos e sentimentos influenciam nossas relações, comportamentos e a maneira como nos posicionamos no mundo. O ciclo de encontros segue até o final de abril e propõe um vocabulário para compreender emoções como o medo, a angústia e a solidariedade, sentimentos universais e complexos e fundamentais no nosso cotidiano.
No terceiro encontro da série, Tatiana irá refletir sobre a escuta enquanto condição para a realização de algumas ações artísticas que desenvolve em espaços públicos da cidade de São Paulo, desde 2012. Na ação Performance de uma pessoa escrita, acompanhada de uma máquina de datilografia, a artista se desloca entre pontos de ônibus, terminais rodoviários, filas, estações de metrô, espaços de espera e locomoção, a fim de escutar pessoas que não conhece e escrever o que aconteceu nesses encontros. “Minha intenção é que essa reflexão abra a possibilidade de falarmos sobre um campo sensível em que forças e afetos, como o medo, a angústia e a solidariedade operam nesse tipo de situação, enquanto experiência artística.”
Sobre Tatiana Schunck
Tatiana Schunck é artista, pesquisadora e escritora com doutorado em Artes da Cena pela UNICAMP. Com vasta experiência em performance, ações relacionais e corpo, ela também é autora dos livros Performance de uma Pessoa Escrita: Escuta, Escrita, Relação e Sensação de Realidade na Arte e Ano Passado. Schunck é professora no Mestrado Profissional em Artes da Escola Célia Helena/ Escola Itaú Cultural e coordenadora de projetos educacionais, artísticos e pedagógicos. Suas performances, como Corpo Geo Grafia e Pinto suas Unhas, ocorrem em espaços urbanos e buscam explorar as relações humanas e a escuta sensível como arte.
Em abril, o psicanalista Christian Dunker é quem abrirá a programação do mês, abordando os sentimentos “Alegria, tristeza e luto”. “Amor, ódio e ignorância” serão tratados pelo psicanalista Jorge Sesarino; a psicanalista Luciana Salum falará sobre “Atenção, tédio e serenidade”; e para concluir, o psicanalista Alexandre Patrício tratará de “Culpa, espanto e reparação”.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Confira a programação de abril:
- 03/04, quinta-feira, 19h: “Alegria, tristeza e luto”, com Christian Dunker, psicanalista
- 10/04, quinta-feira, 19h: Amor, ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista
- 17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista
- 24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patrício, psicanalista
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Nesta terça-feira (25), a partir das 23h, no episódio inédito do Café Expresso, a apresentadora e jornalista Cris Guterres convida a cientista social e psicanalista Caroline Amanda para conversar sobre os impactos, sobretudo nos corpos das mulheres pretas, causados pelas mudanças na dinâmica de aproximação e início de relacionamento entre casais por conta do uso maciço das redes sociais e aplicativos de relacionamentos.
No domingo (30), no Café Filosófico CPFL, a psicanalista Ana Suy fala das várias formas de entender e lidar com as nossas solidões (perdas, separações e outros rompimentos) e da nossa solidão constitucional: somos seres únicos e sempre sozinhos, de certa forma. Por que é tão difícil se sentir sozinho? E por que é tão importante aprender a estar sozinho? O programa é inédito na TV.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Tatiana Schunck, artista e pesquisadora
Quando: 27 de março, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br